Aeroporto Zumbi dos Palmares deverá receber zona de exportação

O governo do Estado vai propor à Infraero (Empresa de Administração Aeroportuária) a transformação da área de embarque e desembarque do antigo Aeroporto Zumbi dos Palmares em espaço de exportação de produtos. A partir dessa proposta, seria instalado em Alagoas o novo modelo de Zona de Processamento de Exportação (ZPE), projeto que está em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A medida foi discutida nesta quarta-feira, durante audiência, em palácio, do governador Ronaldo Lessa com a superintendente da Infraero, Maria Socorro Pinheiro, presidente da Associação Comercial, Sérgio Papini, e com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Arnóbio Cavalcanti.

Lessa disse que já conversou com o presidente da empresa estatal, Carlos Wilson, que se mostrou favorável a qualquer proposta para ocupação do local. “O senador disse, inclusive, que poderia até ceder a área ao Estado”, disse. De início, ficou decidido que o governo promoverá adaptações no prédio para transformá-lo em zona de exportação de produtos alagoanos por via aérea.

A proposta de instalação da primeira ZPE em Alagoas na área do aeroporto partiu da Secretaria Coordenadora de Desenvolvimento Econômico, que foi procurada por uma empresa de São Paulo interessada em implantar a zona de exportação. “Essa iniciativa poderá contar com o apoio do Banco do Nordeste (BNB), que dispõe de recursos para esse tipo de empreendimento”, afirmou o secretário Arnóbio Cavalcanti.

Juntamente com a área comercial, Lessa propôs também que o novo aeroporto recebesse novos empreendimentos, como restaurantes e cinemas, para servir de opção de lazer aos moradores do Tabuleiro dos Martins. Segundo o governador, a região tem mais de 500 mil moradores, que não têm alternativas de entretenimento. “Se depender do governo, o aeroporto será transformado em centro de negócios e também de lazer”, finalizou.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos