IMA conclui relatório das condições de balneabilidade de 2005

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) apresenta hoje, às 9 horas, o relatório geral das condições de balneabilidade durante o ano de 2005. Os relatórios semanais confeccionados pelo órgão mostram os trechos próprios e impróprios das praias em Alagoas.

Segundo Álder Flores, assessor técnico da presidência, um dos objetivos da apresentação do relatório é mostrar à sociedade quais as praias que foram consideradas mais impróprias durante o ano passado.

Obedecendo à legislação, os técnicos do IMA consideram próprias para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 1000 NMP de Coliformes Termotolerantes por 100mL da amostra de água. As praias são consideradas impróprias quando não obedecer esse critério ou quando apresentam, na semana anterior, um valor superior a 2.500 Coliformes Termotolerantes por 100mL.

O IMA orienta que seja evitado o banho de mar em uma das ocorrências abaixo:

Incidência elevada ou anormal na região de enfermidades transmissíveis por via hídrica, indicada pelas autoridades sanitárias;

Presença de resíduos ou despejos sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários óleos, graxas ou outras substâncias, capazes de oferecer risco à saúde;

Floração de algas ou outros organismos, até que comprove que não oferecem risco à saúde;

Nas semanas que forem classificadas como impróprias;

Sua utilização nas 24 horas subseqüentes à ocorrência de chuvas, devido ao maior risco de doenças;

A ingestão de água do mar, com redobrada atenção nas crianças, que são mais sensíveis e menos imunes que os adultos.

Fonte: Assessoria/Lílian Tourinho

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos