Evasão escolar de 32% preocupa Ministério Público

O índice de abandono escolar nas instituições públicas municipais que implantaram o Projeto Ficai (Ficha de Acompanhamento do Aluno Infrequente) foi reduzido, mas o índice total de evasão ainda chega a 32%.

“O aumento de casos de reprovação, que é um dos fatores de evasão, tem nos preocupado bastante, afirma a coordenadora do projeto na Secretaria Executiva de Educação, Ângela Barbosa, que apresentou os resultados do Ficai ao Ministério Público e a gestores interessados na implantação do projeto, em reunião nesta segunda-feira.

“A implantação do Ficai nos municípios alagoanos tem contribuído, substancialmente, para redução da evasão escolar em Alagoas, fato reconhecido inclusive pelo Unicef. Apesar dos avanços o índice total de evasão de 32%, em todo o estado, ainda é elevado. Por isso, o Ministério Público vai continuar investindo na parceria com a Secretaria Estadual e as Secretarias Municipais de Educação”, afirma o promotor de Justiça Ubirajara Ramos, coordenador do Núcleo da Infância e Juventude do MP.

A queda da evasão escolar em instituições municipais e estaduais, no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, foi citada como exemplo de êxito do Ficai, já que houve redução 14,65% para 5,77%, entre 2001 e 2005. Implantado em 2001, o Ficai já atinge 28 municípios de Alagoas e abrange 112 escolas estaduais e 713 municipais totalizando 815. O número total de alunos acompanhados chega a 218.186.

De acordo com Ângela Barbosa, os municípios priorizados, desde 2001, são os de maiores índices de abandono e reprovação nas escolas, que apresentam o IDH mais baixo. A meta para 2006 é implementar o Ficai em mais 34 municípios do semi-árido alagoano e nas escolas municipais Tarcísio de Jesus e Maria Rita Lira, no Vergel , além das 11 escolas do Cepa, em Maceió.

Fonte: MP

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos