Inscrições até sexta-feira para concurso DOCTV Alagoas em Cena

As inscrições para o DOCTV ALAGOAS EM CENA estendem-se até a próxima sexta-feira, 17, na TV Educativa de Alagoas. Visando estimular a produção de novos documentários, o concurso selecionará dois projetos de documentário em Alagoas com um contrato de co-produção no valor de R$ 100 mil para realização de cada trabalho. Para qualificação dos projetos foi realizada mês passado uma oficina para formatação de projetos no Estado com o documentarista Geraldo Sarno.

O documentário premiado em primeiro lugar terá sua teledifusão em horário nobre nos 27 estados brasileiros, em rede pública de televisão, e o agraciado em segundo lugar, a teledifusão também será em horário nobre pela TV Educativa de Alagoas.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Zumbi dos Palmares, Luciano Rocha, “o concurso é muito importante para o Estado, pois com ele descobrem-se novos talentos, estimula-se a criação, a produção é descentralizada e abre-se espaço para documentários na TV aberta exibindo-os nacionalmente”.

O autor do projeto selecionado em primeiro lugar participará ainda de uma oficina para desenvolvimento de projetos, que reunirá os 35 autores de projetos selecionados nos 27 concursos estaduais do DOCTV III, com cinco grandes expoentes do documentário brasileiro. Na edição passada esta oficina teve como orientadores os documentaristas Geraldo Sarno, Eduardo Coutinho, Maurice Capovilla, Jorge Bodanzky e Joel Pizzinni.

O Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOC TV faz parte de um convênio firmado entre Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo) e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec) em parceria como Banco do Nordeste, a ABD-AL, a TV Educativa de Alagoas e o Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Cultura de Alagoas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos