Inscrições para o ProJovem em Maceió prosseguem até 6 de maio

Desde segunda-feira13, estão abertas as inscrições para as turmas de 2006 do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) na cidade de Maceió (AL) e em outras 25 capitais.

Para participar, o jovem deve ter entre 18 e 24 anos, ter cursado a 4ª série e não ter completado a 8ª série, não ter vínculo empregatício e morar na capital.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800 642 7777. As aulas tiveram início no começo deste ano na capital alagoana, onde o ProJovem já atende 3.713 jovens.

O Programa oferece aos jovens a chance de voltar a estudar e de aprender uma profissão. Durante 12 meses, eles têm aulas das disciplinas do Ensino Fundamental, língua inglesa e informática básica, além de qualificação profissional nas áreas de administração, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário. Nesse período, também desenvolvem ações comunitárias.

Os alunos recebem um incentivo mensal de R$ 100,00, desde que cumpram 75% da freqüência às aulas e das atividades previstas. Ao fim do curso, após serem submetidos a uma avaliação nacional, os jovens recebem certificados de conclusão do Ensino Fundamental e de formação profissional inicial.

Cada turma do ProJovem é formada por, no máximo, 30 alunos. Cinco turmas constituem um núcleo e oito núcleos compõem uma Estação Juventude, que funciona como um ponto de encontro para a realização das atividades de integração, cultura e lazer. Em Maceió, as aulas serão ministradas em 40 núcleos instalados em escolas da rede municipal de ensino. Com isso, os jovens terão condições de estudar o mais perto possível do local onde moram.

Gestão

O ProJovem foi criado em fevereiro de 2005, com o objetivo de elevar a escolaridade e garantir a qualificação profissional de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. No âmbito do Governo Federal, o ProJovem é executado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com os Ministérios da Educação, Trabalho e Emprego, e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No âmbito local, o ProJovem é implementado em conjunto com a prefeitura municipal.

O Governo Federal é responsável pelo pagamento do incentivo aos alunos; pelo salário dos professores, assistentes sociais, orientadores, educadores profissionais e gestores; pela produção e distribuição do material didático; pela aquisição dos computadores e impressoras para os laboratórios de informática, pela formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos com o programa e pelo lanche fornecido aos alunos As prefeituras entram com o espaço físico para o funcionamento integral do programa, material de consumo, acervo para bibliotecas e equipamentos multimídia para as estações juventude, e são responsáveis pela gestão do programa no plano municipal.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos