Violência no campo é discutida em Assembléia Estadual da CPT

Tem início hoje a 17ª Assembléia Estadual da Comissão Pastoral da Terra de Alagoas. Com o tema “Derrubando cercas, produzindo vida!”, cerca de 150 pessoas – entre religiosas e padres, agentes pastorais e trabalhadores e trabalhadoras rurais (acampados, assentados e posseiros), vão discutir os impasses da reforma agrária em Alagoas.

A violência no campo também será alvo das discussões que serão mediadas pelo assessor da CPT Nordeste, Edvan Pinto. O evento começa esta manhã, no Centro Social Rural Dom Adelmo Machado, no Vergel do Lago, e ocorre até quinta-feira.

Prêmio Dom Hélder Câmara

A assembléia terá início com a entrega do Prêmio Dom Hélder Câmara – De solidariedade à Luta pela Terra. A comenda será entregue a Isac Jackson, presidente da Central Única dos trabalhadores (CUT) em reconhecimento da CPT/ AL ao apoio dado pelo líder sindical na luta pela reforma agrária em Alagoas.

A exemplo do que ocorreu em 2005, a CPT também homenageará uma trabalhadora rural: Laíde Ribeiro da Silva é posseira no Sítio Gordo, União dos Palmares, há quase duas décadas e é considerada uma referência de luta na região.

“Sua fala mansa e seus gestos contidos falam pouco sobre essa guerreira. Dona Laíde manteve a chama acesa entre as famílias que lutam pela posse da terra em Sítio Gordo. Atualmente é uma das pessoas ameaçadas de morte por fazendeiros da mata norte”, ressalta Carlos Lima, coordenador estadual da CPT.

Fonte: com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos