Empresa de telefonia comemora Dia Nacional da Inclusão Digital

O grupo Telemar, por meio do Instituto Telemar, tem muito a comemorar no próximo 27 de março, Dia Nacional da Inclusão Digital. Criado em meados de 2004, o Comunidade Digital Telemar chega à marca de duas mil escolas da rede pública conectadas à internet, beneficiando mais de dois milhões de estudantes. Trata-se do programa de inclusão de maior abrangência desenvolvido pelo grupo, levando internet em banda larga a escolas municipais e estaduais.

Um dos pioneiros no investimento na democratização do conhecimento, através do acesso à informática, o grupo Telemar lançou, em 2000, o Projeto Telemar Educação (PTE), presente em localidades onde nenhum projeto semelhante chegou. O tema, considerado de extrema relevância pelo
grupo, gerou outras ações como a Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, o programa Novos Brasis, além da promoção anual do Prêmio Telemar de Inclusão Digital, que terá sua terceira edição em 2006.

Comunidade Digital

O projeto contemplou estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste, área de atuação da companhia. Até o momento, o serviço de banda larga foi instalado em escolas de Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Bahia, Amazonas e Sergipe.

O Comunidade Digital está sendo implantado em parceria com 55 governos estaduais e municipais e se desenvolve também através do portal Comunidade Digital Telemar (www.comunidadedigitaltelemar.org.br ), uma comunidade virtual de aprendizagem voltada para professores e alunos de todo o país, que já conta com mais 2,6 mil membros. O portal tem coordenação pedagógica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC).

A iniciativa do Comunidade Digital Telemar nasceu a partir da identificação da necessidade de alguns governos em acelerar seus projetos de inclusão digital para a rede de ensino público, que dependem de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). O Instituto Telemar, que tem excelência em ações sociais e em projetos que integram tecnologia e educação, antecipa esse processo, fornecendo conexão, durante um ano, para escolas que já contem com computadores e tenham cobertura do Velox, produto de internet em alta velocidade da Telemar. De acordo com o contrato firmado com os estados e municípios, a Telemar fornece 40% de desconto numa eventual prorrogação.

A participação do Ministério das Comunicações, chancelando o projeto Comunidade Digital Telemar, está unindo esforços para a aceleração do desenvolvimento digital do país. O Governo Federal, que tem como meta prioritária o desenvolvimento de programas que promovam a disseminação de conhecimentos de tecnologias digitais para estudantes, resolveu apoiar o projeto por considerar que este possui os requisitos necessários para os objetivos da política de inclusão digital pretendida.

Projeto Telemar Educação (PTE)

O Comunidade Digital Telemar foi elaborado a partir da experiência do Instituto no desenvolvimento do Projeto Telemar Educação, lançado em 2000 e que hoje já beneficia mais de 74 mil estudantes e 2.800 professores de 67 unidades escolares da rede de ensino público, localizadas em áreas com
os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Por meio do projeto original Telemar Educação, estas escolas recebem computadores com acesso à internet, equipados com scanners e impressoras, e têm seus professores treinados pela Escola do Futuro da Universidade de São Paulo
(USP), parceira do projeto.

Com a chancela da UNESCO, hoje o programa é um dos mais abrangentes do país, com uma amplitude geográfica única, atingindo boa parte do território nacional e chegando aonde nenhum projeto semelhante chegou.

Kabum! Escolas Telemar de Arte e Tecnologia

Lançada em maio de 2003, no Rio de Janeiro, a Kabum! Escolas Telemar de Arte e Tecnologia atua com crianças e adolescentes em situação de risco social moradoras de grandes cidades. Por meio de cursos permanentes, com duração de um ano e meio, jovens de comunidades recebem formação de
alta tecnologia em tratamento de imagem, sendo capacitados em computação gráfica, design, fotografia e vídeo. Mais do que suporte, a tecnologia é usada como linguagem artística. O sucesso da Kabum! no Rio de Janeiro levou o Instituto Telemar a criar mais uma unidade em Salvador. E no início de abril, Recife também será beneficiado com o projeto.

Novos Brasis

Com o programa Novos Brasis, o Instituto Telemar apóia projetos de terceiros que estejam alinhados com a sua proposta e objetivo. Estes devem ser focados na cultura, educação e tecnologia, visando a diminuir a exclusão social. Os projetos que recebem o apoio do Instituto Telemar têm como objetivo principal a transformação social de comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), usando as tecnologias de informação e de comunicação como fator de desenvolvimento, beneficiando, primordialmente, crianças e jovens. Em 2005, o Instituto destinou R$ 1,4 milhão para apoiar 15 projetos em 13 estados brasileiros – Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

Prêmio Telemar de Inclusão Digital

Com o objetivo de reconhecer as iniciativas voltadas à inclusão digital no País, o Instituto Telemar lançou, em 2004, o Prêmio Telemar de Inclusão Digital que chegorá este ano a sua terceira edição. A ação visa a estimular o desenvolvimento e à adoção de soluções eficientes que possam ser facilmente empregadas, alcançando parcelas da população que ainda não têm acesso à tecnologia digital. O Prêmio Telemar de Inclusão Digital tem abrangência nacional e pretende reconhecer iniciativas de diversos estados e organizações.

Sobre o Instituto Telemar

Criado em 2001 para potencializar as ações de responsabilidade social da Telemar, o Instituto Telemar tem como objetivo promover o desenvolvimento da cidadania por meio da democratização do conhecimento e da valorização da diversidade cultural brasileira. Sua atuação está fundamentada em sete projetos: o Projeto Telemar Educação, o Comunidade Digital Telemar, o Centro
Cultural Telemar, a Kabum! Escolas Telemar de Arte e Tecnologia, o Programa Novos Brasis, Conexão Escola e o Prêmio Telemar de Inclusão Digital.

Fonte: Com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos