Inmetro abre consulta sobre a comercialização de pão no país

Rio – O brasileiro pode decidir se o pão francês será vendido por unidade ou por quilo em todo o país. A escolha está sendo oferecida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Certificação da Qualidade (Inmetro), que abriu consulta pública sobre a questão, com base em solicitação encaminhada por representações empresariais do setor de panificação.

A consulta vai durar 60 dias. Quem quiser participar poderá mandar um email para ouvidoria@inmetro.gov ou carta endereçada à unidade do Inmetro que fica na Avenida Nossa Senhora das Graças, número 50, Xerém, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Cep 25250-020.

O presidente do Inmetro, João Jornada, disse que a abertura da consulta retoma um trabalho iniciado pelo órgão em 2001, quando uma pesquisa de opinião sobre o assunto foi realizada. A constatação foi que 57% dos entrevistados eram a favor da venda por peso, mas a portaria em vigor não foi revogada devido a problemas burocráticos.

Agora, o resultado da consulta vai regulamentar um único sistema de vendagem do pão em nível nacional. Atualmente, a portaria 003/97 prevê a opção de comercialização por peso ou por unidade. Por unidade, o produto pode pesar 50g, 100g ou 200g. Para ser vendido por quilo, o pãozinho dever ter menos de 30 g.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos