Dieese lança site para trabalhador comparar salário e condição de trabalho

São Paulo – Um endereço eletrônico no qual o trabalhador pode fazer comparações sobre seu salário e condições de trabalho está no ar a partir de hoje. No site www.meusalario.org.br o usuário pode obter as indicações dos salários praticados no mercado nacional para uma pessoa com o mesmo perfil, a partir do fornecimento de características profissionais.

O visitante também pode responder a um outro questionário com perguntas semelhantes que servirá como base de dados para a comparação com a realidade dos vários países participantes. O site foi lançado hoje pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), como parte das comemorações dos 50 anos da entidade.

Segundo o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, o projeto é direcionado a trabalhadores, sindicalistas, negociadores, entidades de pesquisa e organizações internacionais envolvidas com o tema. "O objetivo é aumentar a transparência do mercado de trabalho e fornecer subsídios ao movimento sindical dos países onde já foi implantado, permitindo que uma ação sindical possa ser municiada para elevação dos direitos e, principalmente de combate dos direitos", afirmou.

Iniciado na Holanda em 2000, o projeto chamado de Wage Indicator (verificador salarial) é coordenado pela Fundação Wage Indicator e está presente em 17 países: Holanda, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Hungria, Itália, Espanha, Polônia, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Coréia do Sul, África do Sul, Índia, México, Argentina e Brasil.

Em todos os países há parcerias com centrais sindicais e entidades de pesquisas. No Brasil estão envolvidos no projeto, além do Dieese, seis centrais sindicais: CAT (Central de Apoio ao Trabalhador), CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), CUT (Central Única dos Trabalhadores), SDS (Social Democracia Sindical) e Força Sindical.

Lúcio explicou que inicialmente a base do projeto é constituída pelas informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), fornecida pelo Ministério do Trabalho, para informar qual o salário médio das ocupações de cada trabalhado.

"Na medida em que tivermos alimentação feita na internet pelos trabalhadores, essas informações serão usadas para fazer a comparação de salários no Brasil". Segundo ele, no futuro cada país envolvido utilizará sua base de dados fornecerá informações que permitirão a comparação. "Dessa forma que qualquer profissional poderá entrar no site e ver qual é o salário comparado nos outros países, inclusive considerando o poder de compra do salário e o custo de vida em cada país desse", ressaltou o diretor.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos