Alagoas receberá verbas para implantação do Laboratório de DNA Forense

O governo de Alagoas irá receber recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, no valor de R$ 1 milhão, para a implantação do Laboratório de DNA Forense, que permitirá ao Estado realizar de forma independente exames para identificação de material humano.

O anúncio da implantação do laboratório foi feito ao governador Luis Abílio pelo diretor da Central de Perícias Forenses (CPFor), Ailton Vilanova, durante a reunião das secretarias e órgãos que compõem a Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social, realizada nesta quarta-feira, pela manhã, no Palácio República dos Palmares. Dentro dos próximos 30 dias, o laboratório será instalado no prédio do antigo Produban, no centro da cidade.

Atualmente, os exames de DNA requisitados pela polícia e pela Justiça vinham sendo feitos no laboratório da Ufal, por meio de uma parceria entre o governo do Estado e a universidade federal. Com os recursos, a CPFor providenciará a compra de equipamentos e materiais necessários para a realização dos exames.

Ao abrir a reunião, Luis Abílio reforçou a necessidade de dar continuidade às ações e projetos do governo, de acordo com a disponibilidade de recursos existentes para não deixar dívidas para o próximo governo. Afirmou ainda que a sua administração continuará dando prioridade à saúde, educação e segurança pública.

“Quero reafirmar que as três áreas devem ter tratamento igual ao dado aos poderes Legislativo e Judiciário, que recebem constitucionalmente os seus recursos. “Temos a obrigação moral de atender aos pleitos dessas áreas, mas sempre levando em conta o equilíbrio financeiro do Estado”, observou.

Escola

Na reunião, o secretário executivo de Ressocialização, coronel Aurélio Rosendo, informou que Alagoas também vai ganhar uma Escola Penitenciária, que irá funcionar dentro do sistema prisional. O projeto, já encaminhado ao Ministério da Justiça, vai atender agentes penitenciários e reeducandos com cursos de capacitação e de profissionalização.

“Alagoas foi o primeiro estado a elaborar e encaminhar o projeto ao ministério”, disse Rosendo, anunciando ainda que dentro dos próximos 15 dias a secretaria estará inaugurando o Pavilhão de Artesanato, local que vai servir de exposição de produtos e oficina de trabalho para os reeducandos. No evento, serão entregues carteiras de artesãos a 85 pessoas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos