Programas de fomento a educação podem ser solução de escolas

O Ministério da Educação (MEC) continua até amanhã a capacitação de secretários de Educação de 54 municípios alagoanos sobre inserção destas cidades no Fundo de Desenvolvimento da Escola (Fundescola). O objetivo do Fundo é instituir uma cultura de planejamento escolar para garantir que as ações sejam freqüentes e tenham sempre como foco a melhoria da qualidade do ensino e da gestão.

Dois profissionais de cada secretaria municipal de educação e de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE), vão atuar como multiplicadores nas escolas, orientando a comunidade escolar quanto aos instrumentos de efetivação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE).

Será realizado um levantamento para saber quais são os principais problemas estruturais e as dificuldades de gestão educacional dos municípios. Além do PDE, o Fundescola trabalha com mais duas ações: o Escola Ativa, voltado para escolas rurais multiseriadas; e a Plano Estratégico da Secretaria (PES), que trabalham diretamente com as secretarias de educação.

O PDE é um instrumento elaborado coletivamente pela comunidade escolar, e contém o levantamento e diagnóstico da situação da unidade de ensino. A partir dele, o próprio estabelecimento propõe o seu Plano de Melhoria da Escola (PME). Caso a proposta seja aprovada, a unidade de ensino recebe uma verba sendo que 70% é financiada pelo Fundescola e 30% pela prefeitura, conforme o número de alunos atendidos, podendo variar de R$ 4.400 a R$ 15 mil.

Fonte: CNM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos