Operação Rêgo dos Mamões realiza mutirão ecológico

Várias equipes do Instituto de Meio Ambiente (IMA) encontram-se, neste momento, na prainha, localizada no povoado de Barra Nova para um mutirão ecológico que visa conscientizar moradores e visitantes do local sobre os problemas ambiental devido ao grande número de lixo jogado no leito do canal Rêgo dos Mamões.

Segundo o coordenador da operação, Alex Nazário, além da coleta de lixo em torno do Rêgo dos Mamões, o IMA também irá fiscalizar as propriedades próximas ao local que apresentam irregularidades no canal de água, assim como, muros que atrapalhem o fluxo do canal. “Os problemas estão no acúmulo excessivo de lixo, nos aterros e na construção irregular de casas que dificulta a passagem da água. Assim, o canal perdeu sua saída para a Laguna, restando apenas uma entrada o que ocasiona alagamentos em várias ruas do povoado”. explica.

Essa operação foi promovida por meio de um Termo de Ajuste de Conduta firmado pelo Ministério Público, IMA, Prefeitura de Marechal Deodoro e população local através de várias denúncias feitas por moradores da Barra Nova. A ação visa solucionar as irregularidades ambientais do Rego dos Mamões e posteriormente revitalizá-lo.

A operação iniciada hoje se estende até amanhã, com estandes do IMA montado no povoado. A partir das 10h, serão realizadas coletas de lixo no Rêgo dos Mamões, explicações a população sobre a importância da revitalização do canal e recebimento de denúncias pela comunidade. Já à tarde, a ação continua na prainha com mutirão de limpeza.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos