Alagoanos terão serviço unificado de saúde

O projeto de fusão da Unidade de Emergência Armando Lages com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) visa unir os serviços das duas instituições hospitalares, a fim de proporcionar a população um serviço mais ágil e eficaz, na área de internação hospitalar. O projeto é apoiado pelo QualiSUS, programa de parceria entre os governos estaduais e o Ministério da Saúde, que tem o objetivo de otimizar a assistência oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades de Emergência de todo o país.

Esta semana foi realizada uma reunião entre a Secretária Executiva da Saúde, Jacy Quintela, com o Diretor-Geral da Coordenadoria de Emergência Dr. Armando Lages (Coemal) Tadeu Gusmão Muritiba e o reitor da Uncisal, André Falcão.

O objetivo foi discutir sobre a Gestão Compartilhada entre a Coordenadoria e o Hospital-Escola José Carneiro. Participaram da reunião toda a diretoria da Coemal e também da Uncisal.

Primeira etapa do projeto

Essa primeira etapa está sendo concluída e a perspectiva é que as obras físicas iniciem em junho deste ano, e a conclusão de todas as etapas do projeto, no final do ano, comentou o Diretor-Geral da Emergência Tadeu Muritiba.

O projeto da fusão de serviços das duas instituições só está sendo possível devido aos recursos do QualiSUS, cerca de R$ 15 milhões e mais R$ 1,5 do governo estadual.

“Com a Gestão Compartilhada, muitos serviços serão unificados e com isso quem ganha é a população que terá um serviço mais eficiente”, destacou Tadeu Muritiba, acrescentando que com a fusão o número de leitos passar de 249, das duas instituições, para cerca de 400 e de 17 para 50 Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, ocorrerá também a otimização na utilização dos recursos existentes nas duas unidades hospitalares.

O Diretor-Geral afirmou ainda que ao unir os serviços das duas instituições, o resultado será um hospital geral com uma porta exclusiva para trauma (acidentes de automóvel, queimadura, tiro, facada, etc.) com estrutura única e que serão mantidas as características de hospital de emergência e o outro para atendimento de ambulatório e internações. O que significa, também, uma maior disponibilidade de horários dos servidores para a realização dos atendimentos com maior agilidade e racionalidade.

Com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos