Eleição de diretores começa hoje na rede estadual

A partir de hoje, nas escolas de Santana do Ipanema, Pão de Açúcar e Piranhas, milhares de pessoas se mobilizam para o processo eleitoral que vai determinar o rumo do gerenciamento das escolas estaduais nos próximos dois anos. Até o dia 26 pais, alunos, professores e funcionários de cerca de 80% das 400 unidades de ensino da rede estadual terá escolhido, através de voto direto, seus novos diretores e diretores adjuntos.

Esta já é a terceira vez que a comunidade escolar poderá escolher os diretores através do voto direto. As chapas que vão disputar os cargos de diretor geral e adjunto já estão inscritas. Só não realizarão o pleito nas datas definidas pela comissão as escolas que estiverem passando por reforma. Nesse caso, o processo inicia-se 30 dias após o retorno às aulas.

O processo eleitoral envolve todos os segmentos da comunidade. Votam os professores, funcionários e pais (um deles ou responsável pela criança) e os alunos a partir de 14 anos e que estudem a partir da 5ª série. Cada pai tem direito a um voto, independente do número de filhos matriculados. O resultado da apuração dos votos está previsto para ser divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 2 a 12 de maio. Com a formalização dos resultados, acontecerá a solenidade de posse.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos