Inaugurações marcam encerramento do 42º Governo no Interior

O encerramento das atividades do 42º Governo no Interior, que teve o município de Ibateguara como cidade-sede, foi marcado por uma série de inaugurações em Porto de Pedras, no litoral Norte do Estado. Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria Executiva de Educação entregou à população a reforma da Escola Estadual Cyridião Durval. A obra é resultado da parceria entre os governos federal e estadual e foi orçada em R$ 193.467,61. Com a reforma, a escola recebeu amplas janelas, forro, 15 ventiladores de teto, piso novo, bebedouros elétricos e ampliação da cozinha.

“O governo de Alagoas tem mais de 80 obras de escolas em andamento. É um marco dessa atual gestão. Nunca tivemos tantas escolas reformadas e entregues à população alagoana. A educação é uma das prioridades do governo Luis Abílio”, garantiu o secretário executivo de Educação, José Marcio Lessa.

A diretora Nilta Menezes Pimentel agradeceu a entrega da obra em nome de todos os estudantes e funcionários. Segundo ela, que está dirigindo a unidade desde 2001, a reforma vai dar melhores condições de trabalho. “Quem viu a escola há um ano não a reconhece. A reforma ficou muito boa”, comemorou.

A Cirydião Durval conta com cerca de 500 alunos nos ensinos fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante as obras, os alunos foram deslocados para outros espaços, o que não prejudicou o ano letivo.

Colônia de Pescadores

Uma nova perspectiva de trabalho foi dada aos pescadores de Porto de Pedras, pelo governo de Alagoas. Nesta quarta-feira foi inaugurada uma fábrica de gelo na Colônia dos Pescadores Z-25, realizando o sonho das centenas de famílias que dependem da pesca. “Estamos felizes por recebermos esse presente. Agora não vamos precisar emprestar congelador de ninguém e tão pouco vender nosso peixe mais barato ou salgá-lo para que seja conservado por mais tempo, como éramos obrigados a fazer”, afirmou o presidente da colônia, Pedro Luiz da Silva.

Durante a inauguração, o governo ainda contemplou os pescadores com a cessão de uso do prédio onde funciona a colônia. Além disso, o presidente da Casal, Jorge Briseno, assinou a ordem de serviço que autoriza a construção da rede de abastecimento de água em Cortume, povoado de Porto de Pedras. Também foi assinada a ordem de serviço para a construção do cais da balsa do rio Manguaba, que estará pronto em cerca de 90 dias, segundo o diretor-geral do DER, Wellington Melo. A obra está orçada em R$ 150 mil, e será feita com recursos próprios do governo de Alagoas.

Um projeto-piloto da Secretaria Executiva de Agricultura, que também irá beneficiar os pescadores, é o de sementes de ostras. Sessenta famílias serão beneficiadas com as 60 mil sementes de ostras que foram lançadas no rio Manguaba.

O secretário executivo de Agricultura, Kleber Torres, representou o governador Luis Abílio na solenidade e lembrou que a construção da colônia foi de iniciativa dos pescadores. Segundo ele, o governo apenas atendeu aos anseios da comunidade e, hoje, a unidade traz o desenvolvimento para a região. A mesma importância foi destacada pelo prefeito Rogério Farias, que conheceu a tradição de seu município e disse que os investimentos feitos para os pescadores garantem uma melhoria na geração de emprego e renda da população.

As atividades na Colônia de Pescadores contaram com a presença do ministro da Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, que ressaltou a luta dos pescadores de Porto de Pedras pela sobrevivência, destacando que a entrega da fábrica de gelo representa o reconhecimento dessa luta.

“A fábrica vai possibilitar que esses pescadores fabriquem o próprio gelo e ainda aumentem a produtividade”, considerou o ministro, ao afirmar que o presidente Lula criou a Secretaria da Aqüicultura e Pesca porque reconheceu a importância desses dois meios de sobrevivência. “Seria impossível de entender a ausência desse ministério em um país que conta com mais de 70 mil pescadores, 8 mil km de costa, 4 milhões de km de zona econômica exclusiva e 12% da água doce do mundo”, completou Altemir Gregolin.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos