Alencar e Aldo viajam, Renan hesita e Ellen pode substituir Lula

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Viena, de 10 a 14 de maio, a menos de seis meses das eleições, provocou uma corrida ao exterior dos substitutos constitucionais e pode levar a ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal (STF), a ser a primeira mulher presidente do Brasil, mesmo que por apenas cinco dias.

Para não se tornarem inelegíveis em outubro, o vice-presidente José Alencar (PRB) e o presidente da Câmara, Aldo Rebello (PCdoB-SP), primeiro e segundo na linha de substituição, abriram mão da interinidade e também viajam ao exterior no período em que Lula estará fora do país.

Alencar vai à Guatemala dia 8 e, em seguida, representará o Brasil na posse do presidente haitiano Rene Preval dia 14. Aldo Rebello, segundo sua assessoria, vai à Bolívia e pode ir a outro país vizinho.

O terceiro na linha de substituição é o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sem viagens confirmadas. Mas, para ser presidente por cinco dias, Renan terá de arquivar o projeto de setores do PMDB e do governo que desejam indicá-lo vice de Lula, na chapa da reeleição.

"Ninguém me falou ainda nem que o presidente vai viajar nem quem vai assumir", disse Renan à Reuters, ao ser informado sobre as viagens de Alencar e Aldo, indicando que não decidiu se substitui Lula ou cede a vez a Ellen Gracie.

A ministra Ellen assume oficialmente em maio a presidência do STF, cargo que vem exercendo interinamente desde março. O presidente do STF é o quarto na linha de substituição do presidente da República de acordo com a Constituição.

Regra e exceção"Companheiro Renan"

O presidente do Senado foi eleito em 2002 e seu mandato vai até fevereiro de 2011. Ele desistiu de disputar o governo de Alagoas e vai apoiar a candidatura do senador Teotônio Vilela Filho, do PSDB.

Em seu programa de rádio desta semana, Lula chamou o presidente do Senado de "companheiro Renan Calheiros". Fiador do apoio do PMDB ao governo, Renan trabalha para que o partido não tenha candidato ao Palácio do Planalto.

Renan Calheiros também defende que o PMDB não faça coligação nacional com nenhum partido, permitindo que os candidatos a governador e ao Senado façam, nos estados, as alianças mais convenientes com aliados do governo Lula ou com partidos de oposição.

Embora considerem o objetivo muito difícil de ser alcançado, o presidente Lula e seus articuladores mais próximos desejam uma coligação com o PMDB. Por sua posição estratégica na relação com o Planalto, Renan Calheiros seria naturalmente o candidato a vice neste cenário.

Fonte: Reuters

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos