Chico Tenório instala CPI da Casal na próxima terça-feira, na ALE

O acidente com o helicóptero alugado pelo governo do Estado para colaborar no trabalho da Polícia, no último domingo, chamou a atenção do presidente em exercício da Assembléia Legislativa (ALE), deputado Francisco Tenório (PMN).

O parlamentar quer saber a forma como o governo estadual firmou o contrato de aluguel da aeronave. Segundo informações, o Estado tem pago cerca de R$ 50 mil por mês para utilizar o equipamento, através de um contrato de emergência.

O deputado não critica o uso do helicóptero, por considerar mais um instrumento em favor da sociedade. “Só quero saber quanto está sendo pago pelo equipamento e qual o argumento para fazer este tipo de contrato sem licitação”, explicou Tenório. Ele anunciou que pretende sugerir que a Comissão de Fiscalização e Controle da ALE peça as explicações sobre o caso.

Na opinião de Francisco Tenório, o uso da aeronave é compreensível. “Até acho que o governo deveria comprar e não ficar pagando aluguel. Mas é bom lembrar que os policiais também precisam de coletes, armamento e munições, por exemplo, e não recebem. Isso também não mereceria uma aquisição de forma emergencial?”, questionou o parlamentar.

A Comissão de Fiscalização e Controle funciona como uma espécie de CPI permanente e tem poderes para solicitar qualquer informação do Executivo. O presidente da comissão é o deputado Dudu Albuquerque (PSB).

RENILDO

A respeito do julgamento do assassinato do vereador por Coqueiro Seco, Renildo José dos Santos, o deputado Francisco Tenório fez duras críticas à decisão do juiz José Braga Neto, que anunciou, ontem, o adiamento para o próximo dia 30 de maio a sessão que julgará os acusados.

Na opinião do parlamentar, a decisão envergonha o Estado, apontado como um lugar onde não se respeitam os Direitos Humanos. “É absurda a decisão do magistrado”, protestou. Francisco Tenório aproveitou para destacar que não cabe ao Legislativo se posicionar sobre o caso e que suas declarações expressam o seu pensamento, não a do presidente em exercício da Casa.

O assassinato do vereador Renildo José dos Santos aconteceu em 1993. Ontem, seria levado a julgamento o fazendeiro José Renato Fragoso, principal acusado de mandante do crime. Momentos antes de entrar no Fórum Jairon Maia Fernandes, no Barro Duro, o fazendeiro apresentou um suposto caso de hipertensão arterial, o que motivou a decisão do juiz em adiar a sessão de julgamento do caso.

CASAL

A respeito da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) nomeada para investigar possíveis irregularidades na venda de tubulação da adutora Belo Monte/Jacaré dos Homens, da Casal, Tenório anunciou, depois de se reunir com os demais integrantes da comissão, que ela será instalada na próxima terça-feira, 2.

A confirmação surgiu depois que o presidente da ALE reuniu os deputados Cícero Amélio (PMN) e Marcos Ferreira (PMN), integrantes da CPI, para discutir o assunto. “Até pretendíamos instalar hoje, mas o deputado Antonio Albuquerque (PFL) está em viagem. Como foi ele quem pediu a instalação da comissão e tem interesse em sua presidência, não é interessante realizar esse procedimento de instalar os trabalhos sem a sua presença”, anunciou o deputado Marcos Ferreira, o parlamentar mais idoso do grupo, a quem cabe convocar a primeira reunião de trabalho.

Fonte: Assessoria/Delane Barros

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos