Termina hoje eleição para diretores na rede estadual de ensino

As eleições dos novos diretores e diretores-adjuntos em cerca de 80% das 400 escolas da rede estadual de ensino serão encerradas nesta quinta-feira, com a votação nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Palmeira dos Índios (3ª), Viçosa (4ª) e União dos Palmares (7ª). “Até agora, o pleito transcorreu de forma tranqüila”, destaca a coordenadora de gestão educacional da Secretaria Executiva de Educação, Marta Palmeira.

Segundo ela, os poucos problemas verificados foram devidamente contornados, denotando o amadurecimento da comunidade escolar em relação à participação e consolidação da gestão democrática. Para isso, foram criadas três comissões, que se responsabilizaram por acompanhar e gerir o processo eleitoral: uma comissão central formada por 16 membros, entre representantes da Secretaria de Educação, pais, alunos e Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal).

Além da comissão central, o processo eleitoral conta ainda com duas outras comissões: a regional, formada nas CREs, com a mesma composição da central, mas com oito membros, e a escolar, formada por quatro representantes do conselho de cada unidade de ensino, de todos os segmentos da comunidade escolar.

“Cada um atuou em uma esfera. As questões que não puderam ser resolvidas na escola foram repassadas para a comissão regional e em último caso, para a comissão central”, explica Marta.

Só não realizaram o pleito nas datas definidas pela comissão as escolas que estiverem passando por reforma. Nesse caso, o processo inicia-se 30 dias após o retorno das aulas. Já nas escolas que não obtiveram quorum nas eleições, a votação deve acontecer em média 15 dias após o pleito anterior.

Democracia

Para Marta Palmeira, um dos grandes avanços nessas eleições refere-se ao voto universal, que garantiu maior agilidade na apuração e maior valorização da comunidade escolar. “Como antes a eleição era paritária, ou seja, cada segmento – pais, alunos, professores e funcionários – representava 25% do total de votos, bastava que uma chapa conquistasse a adesão dos segmentos que tinham menos votantes para garantir maioria, sem que isso significasse que tivesse um maior número de votos”, explica a coordenadora.

Esta foi a terceira vez que a comunidade escolar pode escolher os diretores através do voto direto. O processo eleitoral envolve todos os segmentos da comunidade. Votam os professores, funcionários e pais (um deles ou responsável pela criança) e os alunos a partir de 14 anos e que estudem a partir da 5ª série. Cada pai tem direito a um voto, independente do número de filhos matriculados. O resultado da apuração dos votos está previsto para ser divulgado no Diário Oficial do Estado de 2 a 12 de maio. Com a formalização dos resultados, haverá a solenidade de posse, no dia 17 de maio, às 10h, no Centro de Convenções.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos