Projeto acaba com "línguas negras" em Maceió

O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Ramalho falou, em entrevista coletiva concedida hoje, que embora tenha sido criado há cerca de um ano, o projeto Mar Aberto tem alcançado resultados positivos. Segundo relatório apresentado sobre monitoramento da qualidade de água na orla de Maceió, das 245 ações a serem realizadas, 200 foram resolvidas.

A finalidade do projeto Mar Aberto é acabar com as "línguas negras" na orla da cidade. "Interferimos fortemente para eliminar as ligações irregulares à rede de galerias de águas pluviais. O resultado foi bastante positivo e ainda queremos zerar o número apresentado aumentando ainda mais o índice de balneabilidade da nossa orla marítima", ressaltou Ramalho.

No relatório consta que em 2006 a Sempma realizou avaliações comparativas a respeito da balneabilidade das praias relacionadas com PMA, entre 2004 e 2005, com intuito de comprovar a eficiência da operação e divulgar a importância da mesma aos usuários e aos indivíduos notificados, autuados e multados.

"Foi possível tecer resultados positivos e satisfatórios. Queremos estender esse trabalho à praia de Cruz das Almas dentro de 2 meses e assim diminuir ainda mais os índices de coliformes termotolerantes nas nossas praias" afirmou Ricardo Ramalho.

Ele falou também que as marés e chuvas interferem nos índices. "Independente das ações naturais, o índice qualitativo e comparativo de praia própria e imprópria para banho foi ótimo.

O índice de balneabilidade, que é a medida das condições sanitárias das águas destinadas à recreação de contato primário, foi analisado no trecho Pajuçara-Jatiúca e teve seu convênio assinado em 14 de março de 2005, numa parceria entre Somurb, Sempma e Seturma além da Procuradoria Geral do Município e Ministério Público Estadual.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos