MST aceita acordo e desocupará fazenda de Atalaia no fim de semana

Cerca de duas mil famílias de agricultores rurais do Movimento Sem Terra devem desocupar a fazenda Estrela, em Atalaia, ainda neste fim de semana. O acordo foi feito no fim desta tarde, depois de uma extensa reunião.

A reunião começou ainda pela manhã, com uma comissão formada pelo superintendente do Incra, Gilberto Coutinho, além de técnicos do órgão, o representante do Iteral, Carlos Calheiros, e o do coordenador do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, coronel Adilson Bispo.

A comissão foi até a fazenda ocupada para ouvir uma pauta de reivindicações feita pelos trabalhadores rurais. “Ficou acertado que eles esperam apenas o apoio logístico do Estado para desocuparem a área, sem conflitos. O Iteral disponibilizará um ônibus e o Incra a lona e as cestas básicas”, disse o coronel Adílson.

O coordenador do Centro de Gerenciamento de Crises da PM ainda explicou que a saída dos sem-terra deve acontecer neste fim de semana.

Protesto

A ocupação da Fazenda Estrela aconteceu durante a semana de protesto contra o Massacre de Eldorado dos Carajás – ocorrido em 17 de abril de 1996, quando 19 trabalhadores rurais foram assassinados por policiais militares.

De acordo com um dos coordenadores do MST, José Ronaldo, a ocupação também foi uma forma de protesto, para cobrar de técnicos do Incra a liberação de algumas áreas para a Reforma Agrária.

Na reunião de hoje, também ficou acertado que, na próxima semana, representantes do Incra e do Iteral cumprirão alguns itens da pauta e, a cada 15 dias, a comissão voltará a se reunir para discutir e acompanhar os processos referentes às terras.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos