Procomun alerta população sobre perigos das transações via internet

Atualmente um grande número de brasileiros tem solucionado suas pendências optando pela comodidade das transações pela Internet para fugir das filas dos bancos. O Procomun alerta ao consumidor que com o aumento dessa prática, o número de fraudes também cresceu. Somente no ano de 2003, instituições financeiras e clientes acumularam prejuízos da ordem de R$ 100 milhões

Em 2003, o número de usuários do chamado "Internet banking" cresceu 10,4%, segundo dados do Ibope/NetRatings, somando 3,42 milhões de pessoas até o final daquele ano. O número faz dos brasileiros campeões na utilização de serviços bancários via Internet. Dados da Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) mostram que entre 2001 e 2002, o número de ope-rações realizadas via Internet cresceu 177,9%.

Segundo a Diretora do Procomun, Wilza de Brito Malta, em dezembro de 2004, foram identificados 1.707 sites falsos e 9.019 e-mails circulando pela internet com o vírus "ladrão". Seus provedores normalmente são hospedados no exterior (32% deles nos Estados Unidos, contra 2,7% no Brasil), o que dificulta muito a identificação dos usuários e faz o Judiciário brasileiro depender da justiça desses países.

O Procomun explica ao consumidor que o banco é responsável por qualquer dano causado por má execução do serviço oferecido via Internet, como, por exemplo, saques e transferências não realizados pelo titular da conta. O consumidor pode solicitar a reparação de todos os prejuízos que eventualmente sofrer, com base nos arts. 6º, VI, 14 e 20, do Código de Defesa do Consumidor.

Para maiores informações o maceioense pode se dirigir a sede do Procomun, localizada na Praça Raul Ramos, nº 01, no bairro do Poço. Ou entrar em contato com o órgão através do telefone 3327-3239.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos