SMS constata redução de 46% em mortes no trânsito

Responsável pelo monitoramento das mortes ocasionadas por causas externas, a Coordenação de Análise Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, através da edição de abril da publicação interna “Informe Relâmpago”, o registro de uma redução de aproximadamente 46% nas mortes provocadas por acidentes de trânsito em Maceió.

Foram cerca de 50 casos de acidentes registrados no período de janeiro a abril deste ano, número que ficou bem abaixo dos 107 casos notificados no mesmo período de 2005. De acordo com o coordenador da área de Análise Epidemiológica de Maceió, Jairo Calado Cavalcante, os dados são analisados mediante envio de informações pelo Instituto Médico Legal (IML). Calado enfatiza que a falha no preenchimento correto no campo de endereço do local de ocorrência de acidente dificulta a análise dos dados.

“É importante sabermos o endereço onde ocorreu o acidente, para que medidas preventivas ocorram no local onde está acontecendo um número alto de acidentes, contribuindo assim para evitar mais mortes por acidentes de trânsito”, salienta.

O coordenador diz que a SMS tem um poder de ação bastante intenso, na medida em que não só realiza a análise dos dados, mas propõe ações de intervenção, que contribuem diretamente para mudar o perfil da ocorrência. Além do “Informe Relâmpago”, o Departamento de Defesa à Saúde (DDS) – ao qual a Coordenação é subordinada –, promove a divulgação desses dados por meio de outros boletins, como o “Perfil Epidemiológico” e o “Fique Sabendo”.

O sistema de informações responsável pelo levantamento dos dados envolve instrumentos, pessoas e máquinas que trabalham de forma integrada. Jairo Calado explica que no Brasil, o Sistema de Informação em Saúde foi criado em 1975, passando pelo processo de informatização quatro anos depois. A análise dos dados informacionais passou a ser realizada pela Secretaria de Saúde de Maceió desde a década de 90.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos