Governo assina contrato para distribuição de combustível para veículos públicos

“Em um Estado como Alagoas, que ainda tem uma dívida social grande com seu povo, fruto de décadas de descaso, cada tostão que sai dos cofres públicos tem que ser corretamente aplicado. E economizar para nós é gastar bem”. A afirmação é do governador Luis Abílio, que assinou hoje com a BR Distribuidora, da Petrobras, o contrato de aquisição do sistema Controle Total de Frotas (CTR), para o abastecimento dos veículos da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual.

Com o novo sistema, o governo de Alagoas ganhará mais agilidade e transparência no abastecimento dos combustíveis, garantindo aos cofres públicos uma economia entre 30% e 40% na compra do produto nos postos credenciados. Inicialmente, serão atendidos 66 municípios alagoanos, mas o contrato permitirá que o sistema atenda todo o Estado.

A BR Distribuidora foi a vencedora do pregão presencial SC 07/2006, realizado em 17 de março deste ano, por meio de pregão eletrônico. Na solenidade foi apresentado o funcionamento do novo sistema, por meio da representante da empresa responsável pela sua implantação, de Marta Sena. O processo deverá estar totalmente pronto em 90 dias.

Entre outras vantagens, o sistema garantirá ao Estado eliminar toda e qualquer possibilidade de desvio de combustível, registrar os dados e a quilometragem dos veículos de forma automatizada e com absoluta segurança, além de possibilitar a integração e o gerenciamento da frota.

De acordo com o secretário coordenador de Planejamento, Gestão e Finanças, Sérgio Dória, o convênio faz parte do projeto da política de gestão implantada pelo governo de Alagoas, que estima uma economia equivalente a R$ 1,9 milhão mensais aos cofres públicos só em 2006. A redução de gastos inclui serviços relativos a compras governamentais, cotas de combustível, água, limpeza, vigilância, telefonia, passagens aéreas, gestão hospitalar, energia elétrica, hospedagens, despesas com diárias, entre outros.

A Polícia Militar foi o primeiro órgão da estrutura governamental a implantar o sistema CTF em caráter experimental há um ano, com excelente resultados em termos de economia.

Vantagens – Com o CTF, os veículos serão equipados com um dispositivo eletrônico que guarda todas as informações: placa, número de frota, hodômetro e tipo de combustível. Além disso, os dados do veículo são checados eletronicamente e só depois o abastecimento é feito. Ao terminar de abastecer, o motorista pode seguir sua viagem sem ter de pagar nada, uma vez que os gastos serão debitados na conta da empresa ou órgão público responsável, no dia combinado, de acordo com o contrato firmado.

Além de garantir mais agilidade no abastecimento, com o pagamento feito por débito automático, outra grande vantagem será a confiabilidade dos dados gerenciais, uma vez que não haverá interferência humana no processo.

Prestigiaram a solenidade de assinatura do contrato, entre outras personalidades, o gerente da Petrobras para o Nordeste, Carlos Eduardo Dulffi, e diversos secretários.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos