Professores de sete municípios alagoanos reivindicam melhorias salariais

Estudantes de sete municípios do Estado de Alagoas passam pelo temor de ficar sem aulas. Professores das cidades de Santana do Ipanema, Dois Riachos, Senador Rui Palmeira, Olho D’Água das Flores, Ouro Branco, Arapiraca e Ibateguara reivindicam melhorias salariais e negociam com as prefeituras.

Na cidade de Santana do Ipanema, professores realizaram na manhã de hoje uma grande passeata, que resultou em uma audiência com a prefeita da cidade, Renilde Bulhões (PTB), marcada para amanhã às 15h. A categoria reivindica um reajuste salarial de 20%, gestão democrática, pagamento adicional de férias – não pagas desde o ano passado, distribuição dos alunos por escolas e realização de concursos públicos.

Segundo o presidente regional do Sinteal de Santana do Ipanema, Paulo César, mais de 1.800 alunos da rede municipal encontram-se sem aulas devido a falta de negociações por parte da prefeitura. “A reunião com a prefeita só foi marcada após as manifestações da categoria. Amanhã pela manhã será realizada uma assembléia entre os professores para discutir os pontos a serem expostos no encontro com a prefeitura” diz.

Em Ouro Branco, os professores também pedem o reajuste salarial de 20%. O prefeito em reunião com a categoria lançou à proposta de 6,29%, o que será avaliada entre os educadores em uma assembléia. Está marcada para a próxima quinta-feira uma nova rodada de negociações com a prefeitura.

Nas cidades de Senador Rui Palmeira e Dois Riachos novas negociações serão realizadas com a prefeitura. Em Dois Riachos, a audiência acontece no dia 17, já em Senador Rui Palmeira a reunião acontece no próximo dia 23.

No município de Olho D’Água das Flores, no ano de 2005, a prefeitura pagou aos funcionários municipais três folhas salariais relacionadas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef) o que deixa a prefeitura em condições para realizar o reajuste de 30% a categoria. O prazo final para realização de uma audiência, dado ao prefeito da cidade pelos professores é até o próximo dia 11, caso contrário, farão uma nova paralisação.

Em Arapiraca e Ibateguara, professores também reivindicam por reajuste de 20%, como forma de reposição salarial e realizaram, na manhã de hoje, protestos em frente a prefeitura.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos