Seminário debate a cultura afro-brasileira em Alagoas

Maceió vai se transformar na capital da umbanda. A religião brasileira será discutida a partir desta quinta-feira até o dia 20 deste mês durante o II Seminário Realidade e Perspectiva do Negro em Alagoas, realizado pelo Grupo União Espírita Santa Bárbara em comemoração ao 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura. O objetivo principal do evento é debater a questão do negro em Alagoas, seus direitos e deveres.

Serão realizadas palestras educativas, oficinas sobre a cultura afro-brasileira, além de apresentações artístico-culturais. O evento tem o apoio da Secretaria Executiva de Inserção e Assistência Social. O seminário será aberto nesta quinta, a partir das 17 horas, com o rosário dos pretos velhos, ritual em que são feitas oferendas aos orixás.

O ponto alto será o lançamento do livro da atriz global Chica Xavier, intitulado Chica canta sua prosa, prefaciado pelo ator Miguel Falabella, e a exposição da artista plástica Bela D’Oxossi. A solenidade será encerrada com um café dos pretos velhos oferecido ao público participante.

Durante o seminário serão inauguradas dez lojas construídas pelo grupo espírita Santa Bárbara para comercializar produtos feitos pela comunidade local beneficiada pelo Projeto Inaê, uma organização não-governamental, que foi criada pelo grupo espírita para promover a cidadania por meio de atividades que garantam, principalmente, a inserção de adolescentes no mercado de trabalho.

As atividades desenvolvidas pelo grupo espírita Santa Bárbara se constituem em cursos de culinária, artesanato e confecção de produtos afro-brasileiros. “Nosso objetivo é contribuir para o resgate da auto-estima desses adolescentes por meio da valorização da cultura afro-brasileira”, diz a ialorixá mãe Neide Oyá D’Oxum, que comanda o grupo.

Cerca de 150 adolescentes são atendidos pela ONG que, atualmente, está ampliando seu foco de ação, trabalhando a família como um todo. Informações: Mãe Neide Oyá D’Oxum (82) 8833-8182

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos