Prefeitura reajusta salários de servidores em 10%

Os servidores públicos municipais de Maceió – efetivos e comissionados – terão seus salários acrescidos em 10%.

O reajuste será a partir do final deste mês, quando será paga a folha de maio, já serão repassados 8%. Em junho e julho serão pagos os 8% relativos ao pagamento retroativo de março e abril. E os 2% restantes serão repassados ao funcionalismo em setembro (1%) e outubro (1%).

No entanto, o prefeito Cícero Almeida deixou claro que se a Câmara dos Deputados aprovar o aumento de 1% relativo ao Fundo de Participação do Município (FPM) o pagamento dos 2% será antecipado para as folhas de agosto e setembro.

A decisão do aumento salarial e sua forma de pagamento foram tomadas em reunião realizada no Gabinete do prefeito Cícero Almeida com a participação dos secretários de Planejamento, Educação, Administração, Comunicação Social e de Gabinete, além da coordenação Orçamentária e Financeira e Procuradoria-Geral do Município.

Representantes do Sindicato do Trabalhador em Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), do Sindicato dos Guardas Civis, do Sindicato dos Servidores da Saúde e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maceió também participaram do encontro.

Na ocasião, também ficou decidido que o piso salarial do servidor público municipal ficará acima de um salário mínimo. Para discutir a forma de pagamento, representantes das secretarias de Finanças, Administração e Planejamento e Procuradoria-Geral do Município irão se reunir, a partir das 8h30 da próxima terça-feira, na Secretaria de Finanças.

No encontro, porém, já foram apresentadas duas propostas. Poderá haver uma modificação no artigo 1º da Constituição Brasileira, para que seja possível se oferecer piso salarial de R$ 385,00 sem abono salarial, ou o funcionário que ganha salário mínimo poderá passar a receber R$ 355,00 com o abono mantido.

Além disso, ficou acertado que haverá reuniões setorizadas para discutir assuntos específicos de cada categoria. Segunda-feira próxima, a partir das 8h, haverá dois encontros: um na Secretaria de Saúde – onde será discutido a participação de um segmento de servidores no plano de carreiras – e outro na Secretaria Municipal de Educação (Semed), também para debater possíveis alterações na progressão salarial e na jornada de trabalho.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos