Cursos superiores de tecnologia serão avaliados no próximo ano

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) também vai avaliar a qualidade do ensino oferecido pelos cursos superiores de tecnologia. A mudança foi anunciada durante o lançamento da primeira versão do Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia. A previsão é que o sistema de avaliação comece a funcionar no próximo ano.

Haddad explicou que com a criação do catálogo será possível, pela primeira vez, organizar e avaliar os cursos tecnológicos. "Pretendemos organizá-los, submetê-los a avaliação, o que nunca foi feito no passado e dar a sociedade conhecimento daqueles cursos que tem densidade tecnológica, que tem necessidade social e que são ofertados por instituições comprometidas com a qualidade da educação", argumentou.

"Com esse trabalho estruturador passa ser possível a aplicação do Enad, coisa que hoje, da maneira como estão organizados, é virtualmente impossível", disse. "Você dá uma satisfação às empresas, ao agronegócio, ao petróleo e gás. Uma satisfação de que o Ministério da Educação está efetivamente cumprindo sua obrigação de indutor, regulador do sistema", explicou Haddad.

De acordo com ministro da Educação, hoje existe um preconceito em relação aos profissionais graduados em cursos com duração inferior há quatro anos. Segundo ele, editais para concursos públicos e empresas com interesse em contratar novos funcionários excluem esses profissionais do processo seletivo. "Há um preconceito inaceitável. Se no Brasil há apenas 3 a 4% de matrículas nos cursos tecnológicos, no mundo desenvolvido esse número chega a 50%."

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos