Pesquisa revela aumento da consciência ambiental do brasileiro

A consciência ambiental do brasileiro aumentou. A conclusão é da pesquisa O que os brasileiros pensam sobre a biodiversidade, feita pelo Instituto Vox Populi sob encomenda do Ministério do Meio Ambiente e divulgada hoje (22), Dia Mundial da Biodiversidade.

A pesquisa considerou o período de 1992 a 2006, quando foram realizados os quatro estudos da série histórica e houve crescimento no percentual de pessoas capazes de identificar problemas ambientais no país. Em 1992, eram 47% e em 2006, 14%.

Nas questões específicas sobre biodiversidade, a pesquisa de 2006 mostra que aumentou o domínio, pela população, de diversos conceitos ligados ao meio ambiente: 43% já ouviram falar em biodiversidade e 62%, em transgênicos. Dos entrevistados, 61% souberam responder o que significa o conceito de Área Protegida, cuja principal função é proteger todas as espécies vivas características de determinada região.

Ainda assim, o meio ambiente aparece na pesquisa como o 12º item na lista de preocupações espontaneamente citadas pelos entrevistados – o desemprego e a violência ocupam os primeiros lugares. O principal problema ambiental, apontado por 65% das pessoas ouvidas, foi o desmatamento de florestas, ao lado das queimadas. A poluição/contaminação de rios, lagos e lagoas ficou em segundo lugar, com 43% das respostas, e a poluição do ar em terceiro, com 31%.

Apesar do crescimento no nível de informação e consciência ambiental, a disposição do brasileiro em participar da solução dos problemas e mudar comportamentos não aumentou na mesma proporção: a população ainda prefere separar o lixo (78%) e reduzir o consumo de água (65%) e energia (51%) a adotar outros hábitos recomendáveis.

"Os brasileiros são muito reativos a pagar um imposto especial ou comprar produtos mais caros desde que eles sejam ecologicamente corretos, e coisas assim. Mas estão mais dispostos a assinar abaixo-assinados ou trabalhar como voluntários", explica a coordenadora da pesquisa desde 1992, Samira Crespo. Apenas 26% disseram estar dispostos a contribuir financeiramente para a solução dos problemas ambientais. Indagados sobre a área natural que escolheriam se pudessem doar uma quantia em dinheiro, optaram pela Amazônia (38%).

Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a escolha é fruto da determinação e do trabalho realizado pelo ministério. "Tivemos nove grandes operações em que a Polícia Federal atuou junto com o Ibama. O desmonte de mil empresas e desarticulação de verdadeiras quadrilhas faz com que a população tenha uma percepção bem maior do problema", afirmou.

A pesquisa também mostra que o conceito de meio ambiente, para os brasileiros, ainda é percebido como o reino dos animais, plantas e elementos naturais, deixando os seres humanos de fora. A natureza é considerada sagrada (62%), mas não intocável (24% dizem que se pode interferir nela). Para 45% dos entrevistados, é importante cuidar do meio ambiente, principalmente por razões de saúde e sobrevivência.

Com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, foram feitas 2,2 mil entrevistas domiciliares com pessoas de idade superior a 16 anos, em áreas urbanas e rurais das cinco regiões do país, entre os dias 18 e 31 de março.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos