Dia da Libertação da África é comemorado com estadualização de Lei

Amanhã quando se comemora o Dia da Libertação da África, a Secretaria Executiva de Educação, através do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola, Secretaria de Defesa e Proteção das Minorias e a Assembléia Legislativa, promovem, uma Sessão Pública chamada “A Construção da Identidade Negra na Educação de Alagoas”, às 16h, na Assembléia Legislativa.

O objetivo da sessão é resgatar uma educação de qualidade que respeite as diversidades entre os povos (lei nº10.639/03 que institui no currículo da educação básica das escolas brasileiras o estudo da história da África e dos afros descendentes) e a promoção de políticas de igualdade racial. Um exemplo disso será a apresentação do projeto de lei – pela Deputada Maria José Viana- que visa a estadualização da lei nº10.639/03, atendendo assim as necessidades dos vácuos na história identidade negra do povo alagoano.

Da programação consta a palestra “A consciência política do ser negro”, da Sra. Maria do Carmo Ferreira da Silva Ministra Adjunta da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial- Presidência da República.

No ato da cerimônia será feita a entrega do troféu Modjubá – que em iorubá quer dizer – apresento meus devidos respeitos – a SEPPIR- Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial- Presidência da República pelos relevantes serviços prestados a causa negra.

História

O 25 de maio de 1963 é uma marco na história dos países africanos. Foi nesta data que 32 chefes de Estado africanos promoveram uma reunião para pôr um basta no processo de colonização e subordinação sofrido pelo continente durante séculos. Colonialismo, neocolonialismo, "partilha da África". Os termos mudaram ao longo do tempo, mas os africanos viam suas riquezas naturais e humanas sendo roubadas por povos que se consideravam superiores.

Na reunião de 1963, em Adis Abeba, capital da Etiópia, esses líderes criaram a OUA (Organização da Unidade Africana), hoje a União Africana. Dada a importância daquele momento, o 25 de maio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, Dia da Libertação da África.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos