Aposentados temem perder reajuste de 5% fechado com governo

Os aposentados não comemoraram a decisão da Câmara de aprovar reajuste de 16,6% para as aposentadorias e pensões e acreditam que o índice será vetado pelo governo. Eles temem que, com isso, deixe de ser cumprido o acordo que garante reajuste de 5% para 8,3 milhões de segurados.

João Inocenttini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical, disse que o receio dos aposentados é que o governo derrube a emenda com a reajuste de 16,6% e conceda apenas a reposição da inflação, que ficaria em 3,1%.

"Seria bom se pudéssemos ter o reajuste de 16,6%, mas sabemos que não há previsão no Orçamento e temos certeza de que o governo vai vetar esse aumento. Mas queremos que ela cumpra, pelo menos, o acordo dos 5%." Inocenttini explicou que, no fechamento do acordo, ficou estabelecido plano de recuperação dos benefícios a médio e longo prazo. "O reajuste de 5% foi um começo, mas precisamos repor os prejuízos dos aposentados", defendeu.

Em abril, quando o acordo de reajuste de 5% foi fechado, o governo anunciou que não poderia conceder altas maiores. Dentro dos 5%, o aumento real é de 1,5%.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos