Quatro integrantes do MP-AL concorrem à vaga de ministro do STJ

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) se reúne, daqui a pouco, para escolha dos três integrantes do Ministério Público que comporão a lista a ser encaminhada ao presidente da República para indicação de um novo ministro do Tribunal.

Foram enviados ao STJ 67 nomes de membros de Ministérios Públicos estaduais e da Procuradoria-Geral da República interessados em concorrer à vaga aberta com a saída do ministro Edson Vidigal, que se aposentou em março passado.

O grupo de candidatos tem representantes da PGR (6 candidatos), da MP de Alagoas (4), Amazonas (1), Bahia (3), Ceará (6), Distrito Federal (3), Espírito Santo (2), Goiás (6), Maranhão (2), Mato Grosso do Sul (6), Minas Gerais (3), Paraíba (3), Paraná (1), Pernambuco (1), Piauí (5), Rio Grande do Norte (6), Rondônia ( 2), Santa Catarina (1) e São Paulo (6).

De Alagoas, concorrem os procuradores de Justiça Fábio Cabral, Antônio Areccipo, Walber Valente de Lima e a promotora de Justiça Marluce Caldas.

Com a escolha da lista tríplice relativa ao MP, em breve o STJ voltará a ter a sua composição completa. No próximo dia 14, tomarão posse os novos ministros Humberto Eustáquio Martins e Massami Uyeda, nomeados pelo presidente da República no último dia 26 de maio para as vagas dos ministros aposentados Franciulli Netto e Sálvio de Figueiredo Teixeira.

Ainda resta a vaga aberta com a aposentadoria do ministro José Arnaldo da Fonseca, que será ocupada por um representante indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A lista tríplice formulada pelo STJ com os nomes dos advogados Paulo de Moraes Penalva Santos, do Rio de Janeiro, Maria Thereza Rocha de Assis Moura, de São Paulo, e Roberto Gonçalves de Freitas Filho, do Piauí, já se encontra com o presidente da República para a indicação do futuro ministro.

Com informações do STJ

Leia também

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos