Corinthians vence e disputa final com o CSA

Pode-se dizer que a vaga do Corinthinas à final da Copa Alagoas tem as mãos do técnico Ubirajara Veiga que, mesmo jogando pelo empate, colocou um time ofensivo para tentar surpreender ao ASA, em pleno Estádio Coaracy da Mata, em Arapiraca.

A estratégia funcionou e o Timão da Via Expressa abriu o placar. Jogando em casa e empurrado pela torcida, o ASA conseguiu, no último minuto do primeiro tempo, virar o jogo – o resultado garantia a vaga na final do turno. Mas o segundo tempo foi outro jogo e o Corinthians surpreendeu e virou a partida.

O jogo

Quando a bola rolou os dois times se estudaram em campo e pouco arriscaram. Mesmo jogando pelo empate, para garantir a vaga na final, o Corinthians se mostrou mais ofensivo e chegou com perigo primeiro que os donos da casa. Aos 9min, Silva invadiu a área, chutou e Delmir apareceu bem.

Nervosos em campo os jogadores do ASA não conseguiam chegar com perigo ao ataque; num vacilo do setor de armação do alvinegro Rodrigo Silva aproveitou e abriu o placar aos 16min.

O gol acordou o ASA; aos 25min, o atacante Gilson Costa chutou forte e Marcão defendeu bem. Aos 34min, Denílson levantou na área, Gilson Costa cabeceou e Marcão espalmou para escanteio. O ASA seguiu na pressão e, aos 36min, o zagueiro Jota foi ao ataque e trombou com Demerson na entrada da área; o árbitro marcou falta e os jogadores do tricolor reclamaram. Na cobrança o meia Clayton cobrou no ângulo e deixou tudo igual: 1 x 1.

O resultado ainda classificava o Corinthians, que sentiu o gol. O técnico Ubirajara Veiga orientava aos jogadores para que tivessem alma, já que o resultado era favorável ao Timão da Via Expressa. Mas a retranca custou caro e, aos 45min, Ítalo levantou na área, Demerson cabeceou para trás e Gilson Costa fez o segundo do ASA.

Os dois times voltaram para o segundo tempo com as mesmas formações. O primeiro lance de perigo foi do ASA, logo aos 20seg, quando Denílson invadiu a área, chutou cruzado e Marcão apareceu bem. No contra-ataque Léo Macaé cobrou falta da esquerda, a bola atravessou toda grande área e o atacante Silva apareceu para deixar tudo igual.

O empate mudava toda estratégia do técnico Edmilson Santos, que fez as três modificações antes dos 20min. Por outro lado, para oferecer mais proteção ao meio de campo, o técnico Ubirajara Veiga trocou o atacante Léo Macaé pelo volante Damon.

Só que a proteção não significou um recuo total. A entrada de Damon foi também para facilitar a saída de bola, já que o ASA, teoricamente, teria que atacar, porque precisava da vitória. E a estrela do técnico Ubirajara Veiga brilhou justamente a partir dos pés de Damon; na seqüência o zagueiro Jota falhou e o atacante Silva mostrou oportunismo para fazer Corinthians 3 x 2, aos 30min.

O mexeu com os alvinegros, que precisavam de dois gols para garantir a classificação. Aos 34min, Gilson Costa cabeceou e Marcão fez grande defesa.

Na hora errada: Quando mais o ASA precisava de força para reverter a situação o meia Laelson, que estava de amarelo, entrou forte em Julio e foi expulso aos 36min. Dois minutos depois Damon fez falta e o árbitro pernambucano Cláudio Mercante expulsou o meia corinthiano, que havia entrado há pouco tempo e não estava de amarelo.

o último lance de perigo foi do ASA. Carlos Alberto recebeu na área, mas se complicou na finalização. O resultado foi justo. Enquanto o Corinthians jogou pelo regulamento o ASA não foi competente para reverter a desvantagem. Com a derrota o grande papão de títulos da década está fora da disputa pelo estadual 2006.

O primeiro jogo da final da Copa Alagoas está confirmado para o próximo domingo, às 15h, no Estádio Nelson Peixoto Feijó. Por ter vencido a fase de classificação o CSA joga por dois resultados iguais.

ASA

Delmir; Souza (Carlos Alberto), Roudney (Charles Wagner), Jota e Ítalo (Arlindo); Laelson, Sergio, Marcos Mendes, Clayton; Denílson e Gilson Costa
Técnico Edmilson Santos

Corinthians

Marcão; Fernandinho, Demerson, Junior e Julio; Lico, Rodrigo Silva, Alexandre, Julinho; Silva (Edson) e Léo Macaé (Damon)
Técnico Ubirajara Veiga

Ficha técnica

Jogo ASA 2 x 3 Corinthians
Local Estádio Coaracy da Mata – Arapiraca
Árbitro Cláudio Mercante Junior (FPE)
Assistentes Afrânio Almeida e Julian Ferino (FAF)
4 árbitro Jose Elias Santos Filho (FAF)
Cartões amarelos Roudney, Denílson e Laelson (ASA); Silva e Léo Macaé (Corinthians)
Cartões vermelhos Laelson e Denílson; Damon
Renda R$ 8.389
Público pagante 1.756
Público não pagante 823
Público total 3.105

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos