Eleitor de Maceió pode ter ônibus de graça no dia da eleição

Pela legislação brasileira todo cidadão com idade entre 18 e 60 anos é obrigado a votar. A eleição é, para muitos, um tormento. Principalmente para quem é convocado a trabalhar e contribuir para o exercício da democracia. Porém, para outros – dispostos a negociar o voto – eleição deveria ser igual a carnaval; ou seja: todo ano.

Mas deixando de lado os mistérios e oportunismos de um pleito eleitoral, um Projeto de Lei (PL), encaminhado pelo vereador Paulo Corintho (PV), promete uma acirrada “briga” entre o poder público e as empresas de ônibus da capital.

Pelo projeto, já aprovado pela Câmara, todo cidadão apto a votar terá passagem livre nos coletivos de Maceió, nos dias de eleição, vigorando já a partir de 1 de outubro próximo. O projeto já foi encaminhado ao prefeito Cícero Almeida (PTB) e, caso seja sancionado, pode virar um caso de “justiça”. Mas, segundo o sub-secretário de Comunicação, Roberto Lopes, o projeto ainda não chegou às mãos do prefeito.

O projeto já chegou ao conhecimento da Transpal, que não descarta a proposta caso haja compensação para as empresas. “Vamos aguardar a decisão, mas uma coisa é certa: vereador não pode legislar em causa financeira. Isso é lei. É preciso que o município encontre uma fonte pagadora para arcar com as despesas geradas. Desta forma, sim, não há problema”, argumenta Miguel Torres, assessor de Comunicação da Transpal.

Argumento

Em seu argumento o vereador Paulo Corintho diz que as empresas deveriam promover um ato de cidadania. “Nossa legislação obriga o eleitor a votar, no entanto não oferece condições. Quanto às empresas, porque não adotam um momento de cidadania pelo menos uma vez a cada dois anos, período que separa os pleitos eleitorais, questiona Corintho”.

Leia Também

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos