Educação: O segredo em se formar construtores ou demolidores

As sociedades que conseguiram dar a volta por cima e sair de uma situação de atraso, decadência e desigualdade social para outra de equilíbrio social e econômico, apostaram na educação. Aí reside o segredo em se formar construtores ou demolidores.

A educação associada com a capacidade de empreender, liderar e com o desenvolvimento da inteligência emocional representa a fórmula mais segura para se acelerar o motor econômico e social de uma cidade, estado ou país. Esta é a decisão estratégica de gestão pública mais acertada que um governante deve focar.

Se a visão estiver direcionada para esse caminho, certamente, dentro de alguns anos, os resultados surgirão e daremos um longo passo na direção do desenvolvimento sustentável, social e economicamente.

Já no ensino fundamental é importante o uso de multimídia como forma de adequar as escolas à nova orientação pedagógica do MEC. Além de prender muito mais a atenção dos estudantes durante as aulas, a informatização das disciplinas otimiza o tempo, garante mais rapidez na explanação dos assuntos, evitando o enfadonho tempo que o professor passa escrevendo no quadro.

É lógico que essa nova forma de expor os assuntos exige investimento e treinamento para que possa ser colocada em prática. Além dos microcomputadores, equipamentos de projeção multimídia deverão ser utilizados para permitir a visualização dos temas a serem abordados pelos professores para os alunos. Isso exige um esforço a mais na preparação das aulas, que podem ser feitas no PowerPoint.

Em cada sala de aula deveria funcionar um sistema completo de projeção, que aproximaria a teoria da prática com exemplos que facilitariam a aprendizagem. O ganho de qualidade seria considerável sob todos os aspectos.

Cabe aos gestores, quer sejam de empresas públicas ou privadas, promoverem uma educação continuada em suas instituições. Não há como viver num mundo globalizado e tão exigente sem apostar no talento das pessoas. Paralelamente, cada profissional deve também fixar seu plano de desenvolvimento pessoal e comprometer-se em executá-lo. Isto exige disciplina, fator essencial para obtenção de resultados positivos.

Veja Mais

A vez agora é dos gatos

A cachorrada ainda toma conta dos lares brasileiros! Hoje os cães de estimação compõem uma população de aproximadamente 67,8 milhões...

Deixe um comentário

Vídeos