Começa segunda fase de seleção das bolsas do ProUni

Começa hoje a nova etapa de inscrições dos estudantes pré-selecionados ao ProUni. Os 43.614 aprovados devem procurar as instituições de ensino onde vão estudar para confirmar os dados socioeconômicos informados na ficha de inscrição. O prazo termina no dia 14 de julho.

Para saber se foi selecionado, o candidato pode acessar a página do Ministério da Educação (MEC): http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni/ ou ligar para o telefone 0800-616161. O estudante deve informar o número de seu CPF e o da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A lista dos reclassificados será divulgada no dia 24 de julho no mesmo endereço e telefone.

Neste semestre, o programa ofereceu 47.059 bolsas em 834 instituições sendo; desse total, 33.162 bolsas são integrais e 11.897 são de desconto de 50%. O ProUni também concede bolsas para portadores de deficiência e para os estudantes que se declaram negros, pardos ou índios – neste semestre, foram destinadas 22.100 bolsas para estudantes negros e 43 indígenas foram pré-selecionados.

O total de bolsas para os cotistas é calculado por Estado, com base no censo do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo o número de candidatos declarados negros, pardos e índios por Estado.
Pode concorrer a uma bolsa do programa quem fez todo o ensino médio em escola pública, professores da rede pública sem graduação e alunos que tiveram bolsas integrais em escolas particulares. Além disso, o estudante deve ter feito o Enem em 2005 e ter alcançado nota mínima de 45 pontos tanto na redação quanto na prova escrita.

O programa também avalia a renda familiar do candidato, que deve ser de até R$ 525 para bolsas integrais, e de R$ 1.050 por membro da família para descontos parciais. As bolsas são destinadas a cursos de graduação e seqüências em instituições privadas de ensino superior.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos