Governo promove ações para incentivar a cultura em Alagoas

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, tem realizado ações com o objetivo de promover o setor em Alagoas. Durante a gestão atual, foram realizadas as reformas do prédio do Museu da Imagem e do Som (Misa) e do Centro de Belas Artes de Alagoas, que oferece oficinas de dança, música, teatro e artes plásticas, gratuitamente, a centenas de jovens. Além disso, promoveu o tombamento das cidades de Água Branca e de Piranhas.

Palco de grandes decisões políticas de Alagoas, o Palácio Marechal Floriano Peixoto abriu suas portas à visitação pública. O prédio histórico conta com o acervo do artístico plástico Rosalvo Ribeiro e também de esculturas, pratarias e móveis antigos. O objetivo do governo é transformar, ainda este ano, o palácio no museu Histórico de Alagoas.

Entre as várias ações promovidas pela Secretaria Executiva da Cultura a de grande destaque foi o lançamento do projeto “Alagoas em Cena”, com a instituição do prêmio de incentivo às artes cênicas e plásticas, música e literatura, e a nomeação dos primeiros nove mestres integrantes do Patrimônio Cultura Viva, sendo a Alagoas o terceiro estado brasileiro a promover esse incentivo cultural.

A exposição “O Chão de Graciliano”, que celebrou 110 anos do nascimento de Graciliano Ramos e 70 da publicação de seu romance de estréia, “Caetés“; a mostra alagoana de escritores no shopping Iguatemi; os projetos “Tribos Urbanas“, evento que levou música produzida pelos novos talentos para o Posto 7, na Jatiúca; e Cinema BR em Movimento também receberam o incentivo do governo do Estado.

A secretaria ainda apoiou a realização do “Jaraguá Folia”, prévia do carnaval de Maceió, que levou milhares de foliões às ruas do bairro histórico, com bandas e blocos tradicionais e o projeto Misa Acústico, com shows de artistas alagoanos, além do programa “Fome de Leitura”, desenvolvido pela Biblioteca Pública Estadual, com o objetivo de estimular a leitura e coleta de livros que irão compor o acervo de futuras bibliotecas da periferia de Maceió e do interior.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos