Palmeira dos Índios lança concurso literário e homenageia Mestre Graça

Um concurso literário para incentivar a leitura e promover os agentes culturais da Região Nordeste. Esta é a proposta do Prêmio Graciliano Ramos de Literatura, que divulgará edital no próximo dia 10, iniciando as inscrições.

A iniciativa é da Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil S.A. O projeto foi um dos contemplados do Programa BNB de Cultura 2006, uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste, com dotação orçamentária de R$ 2 milhões, para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura e Música.

Segundo o secretário de Cultura de Palmeira dos Índios, Wagner Marcelo Ferreira da Silva, o concurso é dividido nas categorias Infanto-juvenil (até 18 anos) e Sênior (acima de 18 anos), e premiará os melhores contos, crônicas e poesias inscritas. “O tema é livre. O que queremos é o resgate cultural da região nordestina, por meio do incentivo à leitura e produção literária.

O Prêmio será entregue no dia 27 de outubro, data em que serão comemorados os 114 anos do nascimento do escritor Graciliano Ramos. Resolvemos homenagear Graciliano Ramos com o nome do Concurso Literário – esse grande homem que foi o reflexo maior do sentimento nordestino. Quem ganha é o Brasil, o Nordeste e Palmeira dos Índios, terra de Graciliano”, ressalta.

Os vencedores terão suas obras publicadas em livros e em antologias do Concurso, além de receberem troféus e diplomas de menção honrosa. A Comissão Julgadora será composta por representantes da Academia Alagoana de Letras, Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes, Fundação Universidade Estadual de Alagoas e Banco do Nordeste.

Durante a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Palmeira dos Índios e o BNB, para a realização do Concurso, o superintendente Estadual do BNB em Alagoas, José Expedito Neiva Santos, destacou a importância do incentivo à cultura. “O Banco do Nordeste é um banco de fomento e nossas ações não se restringem apenas ao financiamento de atividades produtivas. O Programa BNB de Cultura é um exemplo de formas alternativas de promover o desenvolvimento da Região”, disse. Em Alagoas, a edição 2006 do Programa contemplou seis projetos, com recursos da ordem de R$ 141,3 mil.

Palmeira dos Índios está localizada no agreste alagoano, a 140 km de Maceió. Possui uma rica tradição literária, cujo expoente maior é o escritor Graciliano Ramos, autor de obras consagradas universalmente como Vidas Secas e São Bernardo.

Fonte: BNB

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos