Alagoas desenvolve material de divulgação para flores tropicais

A produção de flores tropicais em Alagoas é, atualmente, uma das principais atividades econômicas do Estado. Visando incentivar a produção neste setor, o Sebrae em Alagoas desenvolve, desde 1999, o Projeto Floricultura na Zona da Mata, que incentiva a geração de ocupação e renda e a participação de Alagoas nos mercados nacional e internacional.

Com o foco em um dos principais compradores de flores no Brasil – o estado de São Paulo – o Sebrae, por meio do Projeto de Flores e da Unidade de Marketing e Comunicação, elaborou diversas ferramentas para promoção das flores alagoanas.

Prospectando o mercado de São Paulo, foi elaborado, em 2005, um estudo com o intuito de conhecer o público consumidor paulista. Para Manoel Ramalho, gestor do Projeto de Flores do Sebrae, os produtores alagoanos já realizavam algumas vendas, mas não conheciam o mercado de modo profissional. “Começamos com a identificação do público potencial, as oportunidades, tipos de flores e folhagens de interesses e outros fatores relevantes para elaboração de um plano de marketing”, releva Ramalho.

Como propostas de conquista do mercado paulista foram desenvolvidos material de divulgação, como folheteria, tags, estande, banner, folder, catálogo, site e DVD promocionais sobre o cultivo e a produção de flores tropicais em Alagoas, bem como todas as variedades de flores e folhagem que o Estado pode oferecer.

Todo material será distribuído às associações e cooperativas desse segmento em Alagoas e também para os principais compradores, distribuidores, decoradores, paisagistas e floriculturas de São Paulo, para fomentar a comercialização. “Com esta ação, prevemos um incremento em 25% nas vendas”, afirma Manoel Ramalho.

Fonte: Agência Sebrae

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos