Zidane vai dar sua versão sobre expulsão nesta quarta

O capitão da seleção francesa falará às 20h locais (15h de Brasília) no Canal Plus francês.

Espera-se que Zidane confirme ou retifique as inúmeras versões publicadas nos últimos dias na imprensa para o incidente que acabou tirando de campo a estrela do time francês a apenas dez minutos do final da prorrogação contra a Itália.

A Fifa vai investigar a expulsão do meia francês Zinedine Zidane na final da Copa do Mundo contra a Itália. Dependendo do resultado da investigação, a entidade pode anular o título de melhor jogador do mundo concedido por jornalistas ao jogador francês.

Outro lado

Por ora, apenas o zagueiro italiano Marco Materazzi se pronunciou sobre o caso.

Em entrevista ao jornal La Gazetta dello Sport, o jogador confirmou que insultou Zidane, mas garantiu que se tratava do "tipo de insulto que se ouve dúzias de vezes e sai da boca para fora."

"Eu não o chamei de terrorista e com certeza não mencionei sua mãe: para mim a mãe é sacrossanta”, afirmou Materazzi.

Zidane, nascido e criado em Marselha, é filho de imigrantes argelinos.

Materazzi negou ter sido preconceituoso. “Sou um ignorante, eu nem sei o que é um terrorista islâmico”, acrescentou Materazzi.

Versões

A mídia européia vem tentando decifrar o que o italiano disse ao francês, mas ainda não é possível entender.

A BBC divulgou duas versões diferentes. A rádio Five Live, da BBC, especializada em esportes, consultou a deficiente auditiva Jessica Rees, que leu as palavras para um tradutor italiano. De acordo com ela, a frase dita foi “você é o filho de uma prostituta terrorista.” Essa versão saiu na maioria dos jornais britânicos na terça-feira.

O programa de TV BBC Ten O’Clock News também chamou especialistas para assistir ao trecho. Segundo eles, Materazzi disse “não”, após Zidane ter pedido calma ao jogador.

O italiano teria respondido com “mentiroso” e desejado “uma morte feia para você e para a sua família”. A mãe de Zidane estava hospitalizada no dia da final. Materazzi ainda teria dito “vá se f…”.

O agente de Zidane, Alain Migliaccio, disse que o francês vai revelar nos próximos dias o teor da conversa.

A coordenadora nacional do grupo anti-racismo Kick It Out disse que “se houve racismo, a Fifa precisa reagir.”

O diretor da comissão de arbitragem britânica, Keith Hackett, disse que se isso for confirmado, a Fifa terá de adotar alguma punição “para o bem do jogo”.

Fonte: BBC Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos