AMA e Sebrae discutem Programa de compras

As micro e pequenas empresas continuam na base da pirâmide do volume de compras governamentais no país contribuindo com apenas 17% do que é fornecido ao governo federal, aos estaduais e aos municípios. Uma situação que pode mudar com um programa simples que está sendo implantado pela Confederação Nacional dos Municípios e o Sebrae. O projeto de compras governamentais prevê intervenções na legislação vigente para dar oportunidade às MPE de competir na hora das licitações. “É uma situação que também vai beneficiar o empresário do município,além de gerar emprego e renda para as cidade”, diz a presidente da AMA, Rosiana Beltrão.

Na próxima segunda-feira, dia 24, no auditório do Sebrae,às 10 horas, prefeitos dos 102 municípios estão sendo convidados a aderir aos programa que pode mudar a realidade socioeconômica dos municípios com o apoio as micro e pequenas empresas.

Em Alagoas, o Sebrae já vem desenvolvendo alguns programas junto às MPE do Estado, com treinamentos e capacitação em compras públicas, orientando a respeito dos procedimentos dos processos licitatórios. Também já começou a articulação e sensibilização do governo, em suas três esferas, da necessidade de implantação de políticas públicas no âmbito das compras governamentais, viabilizando e incentivando às compras aos pequenos negócios.

O programa será apresentado a prefeitos ,presidentes de comissões de licitação , representantes de secretarias estaduais e controladoria da União através do consultor de compras governamentais do Sebrae nacional Claudio Veras, pós-graduado em Administração de Negócios e Desenvolvimento Organizacional.

METAS

* Ampliar a participação das MPE em no mínimo 20% no número total de contratações e volume financeiro;
* Capacitar 100 compradores públicos, sensibilizando-os sobre a importância da participação das MPE nas aquisições do Governo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos