Campanha destaca importância da amamentação

Começa amanhã, em todo o país, a Semana Mundial de Aleitamento Materno que este ano vai ressaltar os 25 anos de criação da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças em Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). Em Maceió, a programação começa às 8h, na Casa Maternal Denilma Bulhões, no Benedito Bentes II. Paralelamente, no entanto, todas as unidades da saúde do município também estarão desenvolvendo atividades durante toda esta semana, destacando os benefícios e a importância da amamentação para um desenvolvimento saudável de qualquer criança.

Para marcar o início da semana de mobilização, profissionais da Casa Maternal haverá um café da manhã com palestra para mães doadoras do seu banco de coleta de leite. Até sexta-feira, serão realizadas pela manhã salas de espera com orientações dadas por profissionais e mães monitoras; durante as tardes, haverão palestras abordando o assunto para os grupos de aleitamento materno, de gestantes e de DST/AIDS. A semana se encerra com a palestra da nutricionista Pajuçara Marroquim, que discorrerá sobre a Liga do Leite.

Palestras educativas em salas de espera, distribuição de panfletos, visitas domiciliares a gestantes, atendimento direcionado com gineco-obstetras e pediatras, reuniões com grupos de gestantes e de apoio à amamentação serão algumas das atividades desenvolvidas por unidades como as USF Village Campestre I, Rosane Collor, Ouro Preto, Edivaldo Silva (Fernão Velho) e São José; pelas US José Pimentel Amorim e Roland Simon e pelo CS Pitanguinha, junto às comunidades onde estão inseridas. Na Valdomiro Alencar, localizada no Jacintinho, o grupo de 19 mães que vem sendo trabalhado na comunidade participa amanhã às 13h, de uma palestra sobre as vantagens do aleitamento, organizada pelas estagiárias da unidade.

Um dos pontos altos da mobilização acontece no dia 03, escolhido como Dia D da Semana Mundial de Aleitamento Materno. As coordenações de Saúde da Criança e de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde irão a campo – num trabalho realizado em parceria com o Governo do Estado, através da Vigilância Sanitária Estadual e Procon – visitar estabelecimentos como supermercados e farmácias, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento da NBCAL, lei que regula a promoção, comercialização e uso de alimentos e produtos substitutos ou complementares ao leite materno.

“A legislação existe justamente para impedir a concorrência desses alimentos e produtos com o leite materno que, por muitas vezes, acaba por seduzir as mães, prejudicando a nutrição adequada dos bebês, principalmente nos primeiros seis meses de vida. E embora essa seja uma ação pontual neste momento, estamos sempre voltados a coibir esse tipo de prática por parte dos estabelecimentos”, afirmou a responsável pelas ações de Vigilância Alimentar e Aleitamento Materno da SMS, Silvana Dias.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos