Hemoal coleta sangue em São Miguel dos Campos

Desde às 8 horas, a unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está coletando sangue no município de São Miguel dos Campos, na sede da Fábrica de Cimento Atol. Além dos doadores do município Caeté – que podem se candidatar até às 17 horas – o funcionamento na sede do Trapiche continua normalmente.

Mesmo com um histórico de queda nas doações no mês de julho – quando os doadores pouco se candidatam à doação – o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) encontra-se normalizado. Contudo, por precaução, a coordenação geral da instituição investe nas coletas externas como estratégia para que se evitem colapsos.

“Geralmente no mês de julho, período de férias, temos uma queda no número de doações. Contudo, trabalhamos com as coletas externas para que nosso estoque não chegue ao patamar crítico e possa comprometer o atendimento nas unidades hospitalares do Estado. Para evitarmos transtornos, esperamos que a população possa praticar esse gesto humanitário e candidatar-se à doação”, salienta a coordenadora geral do Hemoal, médica Alexandra Ludugero.

Doações

Para se candidatar à doação é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar, no mínimo, 50 kg, além de não ter contraído doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, também, que compareçam portando um documento de identificação com foto e estejam bem alimentados. Em se tratando das gestantes e lactentes não é permitida a doação e, no caso dos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos