Banco Cidadão beneficia 38 mil pessoas em Alagoas

AssessoriaConsultora de microcrédito da Crear Brasil, Evanda Kwitko

Consultora de microcrédito da Crear Brasil, Evanda Kwitko

O Brasil é um dos países no mundo onde há um índice alto de pessoas trabalhando na informalidade. A constatação é da consultora de microcrédito da Crear Brasil, Evanda Kwitko. Segundo ela, a experiência tem demonstrado que essas pessoas, em geral, não tem tido acesso ao crédito, apesar da legislação de bancarização vigente no país.

“Muitos abriram conta, mas não tiveram acesso ao crédito”, frisa ela, salientando que todas as organizações microfinanceiras exercem um papel fundamental neste sentido e cita como exemplo o Banco do Cidadão.

Para Evanda, o Banco do Cidadão – que está localizado em Alagoas, um dos estados mais pobre do Brasil – tem dado uma grande contribuição para que estas pessoas que trabalham por conta própria também se capitalizem e se desenvolvam.

Nestes três anos e meio que o banco está funcionando já realizou cerca de 15 mil empréstimos para micro e pequenos empreendedores, beneficiando 38 mil pessoas e gerando 10 mil ocupações diretas.

Segundo ela, está comprovado que à medida que o empreendimento recebe um crédito, ele gradativamente vai saindo da condição de sobrevivente alcançando níveis mais altos da parte econômica. “E isso apóia completamente a capitalização do empreendimento como também melhora a qualidade de vida para a família e promove a geração de emprego para muitas pessoas”, argumenta.

“O Banco do Cidadão tem sido uma referência nacional porque Alagoas é, talvez o único lugar no Brasil onde não há necessidade de fazer divulgação. O número de pessoas que está buscando a instituição supera as condições, inclusive, de absorção imediata de crédito. Isso quer dizer que os agentes de crédito não dão conta do número de pessoas que procuram o banco”, observa ela.

Consultoria

A Crear Brasil, conforme destaca Evanda, é uma empresa de consultoria que há mais de 15 anos está se dedicando a constituir organizações não governamentais e sociedades de crédito para micro e pequenos empreendedores.

A instituição atua na área de empreendedorismo e microfinanças. “Nós trabalhamos em todos os estados do Brasil e, a convite do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), desenvolvemos uma metodologia creditícia para programas de microcrédito com base na minha experiência pessoal. Comecei minha vida profissional nas microfinanças como agente de crédito. A partir disso, foi desenvolvido um treinamento onde integramos empreendedorismo e questões básicas para uma vida de melhor qualidade para os seres humanos”, concluiu ela.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos