Perda de energia

Freqüentemente, chegamos ao nosso ambiente de trabalho e começamos a pensar, que não há saída para esse ou aquele problema. São tantas as barreiras, nóis que temos de desatar, que, às vezes, esquentamos nossa cabeça. Mas, não pode ser por muito tempo. Precisamos ficar suficientemente calmos, retomar o controle sobre nós mesmos, para conseguirmos atingir o nosso objetivo, que é encontrar solução para os diversos problemas.

Cultivar pensamentos negativos, colocar a culpa nos outros e acusar outras pessoas, não nos levam a nada. Mais inteligente é nos livrarmos das “pedras”, ou melhor, daqueles que não têm motivação para resultados.

Em todo grupo de trabalho existem pessoas que se motivam apenas pelo poder ou dinheiro. Precisamos estar atentos para, o mais rápido possível, conseguir identificar e nos livrar dessas pessoas.

O melhor gestor público será sempre aquele, que tem como foco atender as necessidades da população, evitando que esta venha a reagir de forma contrária ao processo de gestão.

A história que passamos a narrar abaixo, traduz um pouco do que dissemos acima:

“Conta a lenda que um homem caminhava pela estrada levando uma pedra numa mão e um tijolo na outra. Nas costas, carregava um saco de areia. No caminho, encontrou uma pessoa que lhe perguntou:

– Você parece tão cansado! Por que está carregando essa pedra pesada na mão?

– Estranho – respondeu o viajante –, mas eu nunca tinha reparado que a estava carregando.

Então, jogou fora a pedra e se sentiu muito melhor. Em seguida, passou outra pessoa e lhe perguntou:

– Diga-me, viajante, por que está carregando esse saco de areia nas costas?

– Nossa, eu nem tinha percebido que estava carregando este peso…

Um por um, os passantes foram avisando o homem sobre suas cargas desnecessárias, e ele foi abandonando uma a uma. Por fim, tornou-se um homem livre, leve, e caminhou com muito mais facilidade.

Qual era, na verdade, o problema dele? A pedra e o saco de areia? Não, seu problema estava na falta de consciência da existência deles. Uma vez que viu que eram cargas desnecessárias, livrou-se de tudo bem depressa e já não se sentiu mais tão cansado”.

Em nossas instituições é comum existirem “pedras”, que nós carregamos sem perceber e que nos tornam cansados. São os ladrões de nossa energia.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos