Sonora Brasil no aniversário do Sesc

AssessoriaGrupo curitibano Banza participa do Sonora Brasil em Alagoas

Grupo curitibano Banza participa do Sonora Brasil em Alagoas

Presente na vida de milhões de brasileiros e em todos os estados do país, o Sesc (Serviço Social do Comércio) é hoje a maior referência nacional quando se fala em bem estar social. Criado e mantido pelos empresários do comércio de bens e serviços, o Sesc comemora no dia 13 de setembro 60 anos de existência. Em Alagoas, a data será comemorada com música, uma das mais antigas representações artísticas desenvolvida pelo ser humano. Através do projeto Sonora Brasil, o grupo curitibano Banza se apresenta em Maceió, fazendo um resgate da história da música brasileira em instrumentos históricos e tradicionais da Europa, África Ocidental e Brasil. A apresentação compõe a segunda etapa do Sonora Brasil e acontece no dia 13 de setembro, no Teatro Sesc Jofre Soares, às 20h, com entrada franca.

Com o tema Crioulo, o Sonora Brasil valoriza a singular contribuição musical de negros e brancos na cultura brasileira, resgatando toda a musicalidade de um dos símbolos referenciais da constituição do povo brasileiro. Utilizando-se do nome de um antigo instrumento musical africano, o mbanza, bastante comum nas Américas durante o período colonial, o grupo curitibano usa instrumentos históricos e tradicionais para harmonizar o desenvolvimento histórico da música.

Banza explora as conexões entre a música européia praticada no período colonial e as interações e modificações sofridas no Brasil, resultando no surgimento de uma verdadeira música popular brasileira em fins do século 18. Formado há três anos, o grupo trabalha com o repertório do início do século XVIII, contido em fontes musicais até agora pouco abordadas, como a música portuguesa para a viola (guitarra barroca), entre outras. Sempre procurando equilibrar um forte conteúdo de pesquisa com uma postura interpretativa mais livre, derivada da tradição oral brasileira.

O Banza é formado por Ademir Maurício (voz), Ana Paula Peters (flauta-doce e traverso), Orlando Fraga (teorba, bandurra, violas tradicionais e históricas), Rogério Budasz (violas tradicionais e direção) e Sandro Romanelli (violino histórico e rabeca).

O grupo já passou por 19 estados brasileiros levando música de tradição oral e erudita às platéias brasileiras. Depois da sua apresentação se dirige a Bahia e, ao final de 64 concertos, segue para sua cidade natal.

O Sonora Brasil – circuito nacional de música é uma iniciativa do SESC que já se consolidou como uma das ações mais importantes realizadas sistematicamente no país na área de música. Na primeira fase, em junho de 2006, o projeto trouxe a Maceió Os Filhos da Pitangueira, grupo de samba de chula tradicional da Bahia.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos