Posse de Guilherme na presidência do TCU fortalece Alagoas no cenário nacional

Guilherme Palmeira assume presidência do TCU
Guilherme Palmeira assume presidência do TCU

Mais um alagoano se destaca no cenário nacional. Nesta terça-feira, 5, o ex-governador e ex-senador Guilherme Gracindo Soares Palmeira, assume a presidência do Tribunal de Contas da União (TCU) em solenidade que será realizada na sede do órgão, em Brasília (DF). Guilherme Palmeira foi nomeado ministro no governo Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002) logo após ser derrotado na disputa pela hoje senadora Heloísa Helena, candidata do PSOL à presidência da República.

Durante sua vida política, Guilherme Palmeira, que completa 68 anos em dezembro próximo, ocupou os cargos de deputado estadual, tendo sido presidente da Assembléia Legislativa, governador do Estado (1979/82), senador da República (1983/88 e de 1991 a 1999) e prefeito de Maceió (1989/90). Com sua posse na presidência do TCU, Alagoas passa a ocupar três cargos de destaque no cenário político nacional que já conta com o senador Renan Calheiros (PMDB) na presidência do Senado e o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), na presidência da Câmara dos Deputados.

Guilherme Palmeira, que é formado em Direito pela Faculdade Nacional do Rio de Janeiro (antiga Universidade do Brasil), é um dos principais personagens da cena política alagoana, uma vez que no período de 1966 a 1998 ocupou importantes cargos públicos em Alagoas, onde sempre fez dobradinha com o ex-governador Divaldo Suruagy (Prona), com o qual mantém sólida amizade até hoje. Chegou a ter seu nome cogitado para ser candidato a vice-presidente na primeira eleição de FHC em 1994.

Atuação política

A primeira eleição de Guilherme Palmeira aconteceu em 1966 para deputado estadual, mandato que exerceu por três legislaturas. Na Assembléia Legislativa foi 1º secretário e presidente, saindo então para assumir o governo do Estado em 1979, onde ficou até 1982 quando disputou pela primeira vez o mandato de senador. No exercício do mandato se candidatou a prefeito de Maceió em 1988 e acabou sendo vitorioso. Na eleição de 1990, com pouco mais de um ano como prefeito renunciou para disputar um novo mandato de senador, sendo eleito e tomado posse em 1991.

No Senado foi presidente das comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e vice-presidente. Sua vitoriosa carreira política foi encerrada nas eleições de 1998 quando disputou mais uma vez a eleição para o Senado e acabou derrotado por Heloísa Helena, ex-vice-prefeita de Maceió e deputada estadual em fim de mandato. Sua forte amizade com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez com que fosse indicado ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) onde nesta terça-feira, 5, às 17 horas assume a presidência do órgão.

A solenidade de posse terá a presença de várias lideranças políticas e empresarias de Alagoas, a exemplo do governador Luís Abílio de Sousa (PDT), do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), senadores João Tenório (PSDB) e Teotonio Vilela Filho (PSDB), deputados federais, do presidente do Tribunal de Contas de Alagoas (TC-AL), conselheiro Edival Gaia, que viaja acompanhado por outros conselheiros.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos