Elefante colorido causa furor em exposição nos EUA

APAP

Uma elefanta pintada de vermelho e dourado pelo polêmico artista plástico Banksy causou furor em uma exposição em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O animal fazia parte da mostra Barely Legal (algo como “Legal por pouco”, ou “Quase ilegal”), que abordava o tema da pobreza e da injustiça social.

Para simbolizar como o mundo ignora o problema da pobreza, Bansky colocou a elefanta indiana Tai, de 38 anos, pintada como se fosse um papel de parede, dentro de uma casa montada no armazém onde se realizava a mostra.

Não se sabe a identidade de Banksy. Ele não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante em seu trabalho, sempre provocativo.

Recentementem, ele trocou 500 CDs da cantora Paris Hilton por cópias adulteradas em lojas de Londres, e colocou no parque de diversões Disney uma estátua-réplica de um prisioneiro de Guantánamo.

A proprietária da elefante, Kari Johson, disse que a pintura não é tóxica e que está de acordo com as regras de saúde animal.

"Tai já fez vários, vários filmes. Ela está acostumada a maquiagem", disse Kari.

Críticas

Mesmo assim, a iniciativa foi criticada pelas autoridades locais responsáveis por lidar com assuntos envolvendo animais.

O chefe do departamento responsável, Ed Boks, disse que jamais concederá novamente autorização para propostas "frívolas".

"Autorizações nunca mais serão concedidas para abusos frívolos de animais no futuro", ele afirmou à agência Associated Press.

"Creio que (o trabalho) envia a mensagem equivocada de que abusar de animais não apenas está OK, mas é uma forma de arte."

Boks disse que ainda tentou cancelar a autorização do artista para exibir seu trabalho, mas o período de exposição era curto para tentar reverter a autorização. A exposição terminou no domingo.

O artista não comentou as críticas.

Fonte: BBC

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos