Atentados no Afeganistão deixam 20 mortos

EFEAtentado contra comboio da Otan mata soldado italiano em Lashkar Gah, no Afeganistão

Atentado contra comboio da Otan mata soldado italiano em Lashkar Gah, no Afeganistão

Vinte pessoas, incluindo um soldado italiano, morreram nesta terça-feira em dois atentados no Afeganistão – um em Cabul, contra um comboio da Otan, e outro no sul do país, perto do gabinete de um governador provincial e de uma mesquita.

Os dois ataques, o atentado suicida em Lashkar Gah, na província meridional de Helmand, e a bomba ativada a distância contra tropas da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), sob o comando da Otan, foram reivindicados pelos talibãs. "Foi um atentado suicida. Dezoito pessoas morreram e 18 ficaram feridas", disse à AFP o chefe de polícia local Mohammad Nabi Mullahkhil. "O atentado foi cometido por um de nossos homens, Saifullah, da província de Helmand", afirmou Yusuf Ahmadi, suposto porta-voz talibã.

De acordo com o porta-voz da Isaf, Jason Chalk, o alvo eram os seguranças que protegem a residência do governador. O posto de controle, perto do gabinete do governador e da grande mesquita local, havia sido instalado para revistar os potenciais participantes da peregrinação anual à Meca. Uma hora antes, em Cabul, um soldado italiano da Isaf e uma criança afegã morreram em um atentado contra um comboio militar. Outros cinco oficiais italianos ficaram feridos.

"Um artefato explosivo improvisado dirigido aparentemente contra um veículo da Isaf matou um menino e um soldado da Força esta manhã, 10 km ao sul de Cabul", afirma um comunicado da Isaf.

A morte do soldado foi confirmada à AFP pelo embaixador italiano em Cabul, Ettore Francesco Sequi. A bomba, ativada a distância, atingiu um dos três veículos italianos participavam em uma patrulha. Mohammad Hanif, outro suposto porta-voz talibã, reivindicou a autoria do atentado.

O ataque também feriu cinco civis, segundo o chefe da polícia criminal de Cabul Ali Shah Paktiawal. A bomba estava à margem de uma estrada a 10 km ao sul da capital afegã. A explosão abriu um buraco no asfalto, provocou a capotagem do veículo da Isaf e danificou um táxi e uma moto.

Fonte: AFP

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos