Nove partidos não atingem cláusula de barreira

Nove dos 16 partidos que têm representação no Congresso não conseguiram ultrapassar a cláusula de barreira e podem perder representatividade em 2007. Legendas como o PPS, PV, PC do B, PSOL, PTB, PL, PSC, Prona e PTC não reuniram 5% dos votos nacionais e 2% dos votos em nove Estados nas eleições deste domingo e vão perder força e poder político no novo Congresso.

Em situação diferente estão: PT, PSDB, PFL, PMDB, PP, PDT e PSB. Esses partidos ultrapassaram a cláusula de barreira. O PSB conseguiu atingir a meta ajudado por nomes como Ciro Gomes, eleito deputado federal com quase 667 mil votos, e Luiza Erundina, que teve 195 mil votos.

Os partidos que não atingirem a cláusula de barreira não deixarão de existir. Mas serão impedidos de presidir comissões, não terão direito aos recursos do Fundo Partidário nem terão tempo de TV.

Alternativas

Lideranças dos partidos que não conseguiram atingir a meta indicam dois caminhos para tentar sobreviver: a fusão ou a união dessas legendas numa federação. "Todos os partidos que não conseguiram ultrapassar a cláusula vão perder força, mas não necessariamente serão extintos. Tem que se pensar alternativas", avaliou o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (PE).

Freire aposta numa fusão com o PV para garantir a sobrevivência política do PPS. O deputado não acredita na federação de partidos –medida que ainda precisa de aprovação do Congresso.

"A federação é algo contrário a clausula de barreira, que tem como objetivo diminuir o número de partidos. Nós vamos com o PV discutir uma frente de esquerda democrática, a exemplo do que fez a esquerda espanhola", disse.

Com a fusão seria criado um único partido, mas com a garantia de autonomia programática para as legendas que se juntarem. Já a federação consiste em reunir os partidos sob o mesmo teto, que continuariam existindo com seus nomes atuais.

Freire disse que o PPS tinha expectativa de ultrapassar a cláusula, mas não conseguiu atingir em São Paulo os votos que pretendia, além de não ter se preparado para disputar as eleições em Estados como Goiás e Maranhão.

PTB

O líder do PTB na Câmara, deputado José Múcio Monteiro (PE), disse que o partido foi surpreendido com o resultado da eleição para a Câmara Federal. Múcio avalia que a legenda foi prejudicada com o envolvimento de alguns de seus parlamentares nos escândalos do mensalão e dos sanguessugas. "Nós achávamos que iríamos ultrapassar. Vamos amanhã fazer uma reunião para ver o que fazer", conformou-se.

O PSOL promete travar uma guerra no Congresso para acabar com o mecanismo da cláusula de barreira. O deputado Ivan Valente (SP) disse que como é uma legenda ideológica, está descartada a hipótese de o PSOL se fundir ou aceitar participar de uma federação. "Vamos lutar para rediscutir na Câmara a clausula de barreira, mas achamos que isso não inviabiliza o partido. Vamos falar no Congresso como deputados que são referências", disse.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos