Téo vence João Lyra em 97 municípios

O senador Teotonio Vilela Filho (PSDB), eleito governador de Alagoas logo no primeiro turno, derrotou seu principal adversário na disputa, o deputado federal João Lyra (PTB), em 97 dos 102 municípios alagoanos. E entre os dez municípios com maior número de eleitores fora a capital, Téo perdeu apenas em Atalaia.

Pelos dados oficiais divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), Téo Vilela foi vitorioso em Arapiraca, Palmeira dos Índios, Rio Largo, União dos Palmares, Penedo, Coruripe, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. Contando com Maceió, entre os 11 municípios, o senador só tinha o apoio do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB).

Em Delmiro Gouveia, Téo tinha o apoio do prefeito Marcelo Lima (PDT), que na reta final da campanha se passou para o lado de João Lyra. Na época de sua adesão, surgiram comentários de que o prefeito teria recebido pressões do grupo Carlos Lyra, pertencente ao irmão do candidato do PTB, o empresário Carlos Lyra para mudar de lado e abandonar o apoio à candidatura do tucano.

Na apuração final do TRE-AL, o candidato da coligação “Alagoas Paz e Desenvolvimento” obteve 733.405 votos, enquanto João Lyra ficou com 400.687, uma diferença em prol de Vilela de 332.727 votos, o que assegurou a sua vitória logo no primeiro turno da eleição.

Veja como foi a votação nas principais 11 cidades do Estado

Maceió

Em Maceió apesar de todo o apoio logístico dado pelo prefeito Cícero Almeida (PTB) e pelo grupo de vereadores que apoiavam sua candidatura, o deputado federal João Lyra perdeu a disputa para Téo Vilela por mais de 50 mil votos de diferença. Téo obteve 168.066 votos (45,41%) enquanto Lyra ficou com 117.997 (31,88%). Téo Vilela derrotou todos os prognósticos das pesquisas que indicavam uma vitória folgada do candidato petebista em Maceió com quase 20% de vantagem.

Arapiraca

Segundo maior colégio eleitoral de Alagoas com mais de 110 eleitores, Arapiraca deu provas de que soube reconhecer o trabalho feito pelos senadores Teotonio Vilela e Renan Calheiros (PMDB) para o crescimento do município. Apesar da adesão de última hora da ex-prefeita Célia Rocha (sem partido) a candidatura do deputado João Lyra, o grupo do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) trabalhou duro e o que se viu no resultado final foi uma vitória espetacular do candidato tucano.

Na apuração dos votos veio o que o todo mundo esperava: Téo ganhou a disputa em Arapiraca com um percentual de votos cinco vezes maior que a de Lyra. Téo obteve dos arapiraquenses um total de 62.467 votos (75,93%), enquanto o petebista apoiado por Célia Rocha alcançou só 12.703 votos (15,44%). A vitória de Téo impôs uma derrota sem tamanho ao grupo de Célia Rocha. A ex-prefeita foi às ruas com João Lyra pedir votos e sai derrotada de forma bisonha dessa eleição.

Palmeira dos Índios

No terceiro maior colégio eleitoral de Alagoas, Téo Vilela também ganhou a eleição com folga. O tucano saiu das urnas com 21.400 votos (66,49%) e João Lyra, que tinha o apoio do prefeito Albérico Cordeiro e da maioria dos vereadores da cidade, obteve apenas 6.562 votos (20,39%). O resultado faz com que a projeção para a disputa pela prefeitura em 2008 ganhe novos contornos. O grupo ligado ao deputado federal Helenildo Ribeiro (PSDB), que não se reelegeu vai tentar tomar o poder.

Rio Largo

O resultado da eleição no município de Rio Largo garantiu a vitória do Téo Vilela com 15.304 votos (46,05%) sobre João Lyra que ficou em segundo com 12.076 votos (36,34%). A prefeita Vânia Paiva (PMDB) foi a principal cabo eleitoral do candidato tucano e ao lado do marido, Ricardo Scavuzzi, que disputou uma vaga de deputado estadual se empenhou na campanha para garantir a vitória de Téo sobre seu principal oponente, o deputado João Lyra, de olho na eleição municipal de 2008.

União dos Palmares

Quinto maior colégio eleitoral de Alagoas, União dos Palmares garantiu a vitória de Téo sobre João Lyra por uma pequena margem. Téo obteve 10.922 votos (44,93%) e Lyra ficou com 9.560 (39,33%), uma diferença de pouco mais de mil votos. Em União, Lyra tinha o apoio do prefeito José Pedrosa (PTB) enquanto Téo ganhou apoio dos ex-prefeitos Iran Menezes, José Praxedes, do ex-vice-prefeito Beto Baía, que foi candidato a deputado estadual pelo Prona, entre outras lideranças.

A vitória de Téo aponta a disputa pela prefeitura de União dos Palmares nas eleições de 2008, deverá contar com fortes candidatos dos principais grupos políticos do município. Além de Iran Menezes, que ficou em segundo lugar na eleição de 2004, o grupo do prefeito deve lançar um nome na disputa e o PT deve sair mais uma vez com a candidatura do Dr. Paulo, que foi candidato a deputado federal na eleição de 1º de outubro. Ele disputou a prefeitura de União em 2000 e em 2004.

Penedo

Outra derrota fragorosa sofrida pelo deputado João Lyra, foi em Penedo, onde tinha o apoio do prefeito Márcio Beltrão (PDT) e da maioria dos vereadores. Resultado das urnas: Téo com 18.656 votos (76,38%) e João Lyra apenas 4.143 votos (16,96%).

O resultado mostra que apesar de toda a campanha suja que foi feita contra o ex-prefeito Alexandre Toledo (PSDB) com acusações na imprensa de desvio de recursos e até ameaças de prisão, o eleitor votou de forma livre no candidato que achou melhor preparado para governar Alagoas.

Alexandre Toledo sai fortalecido da eleição e seu nome ganha cacife para tentar voltar ao cargo de prefeito, que exerceu por dois mandatos no período de 1997 a 2004 com força total, apoio de Téo e de Renan Calheiros nas eleições municipais de 2008.

Coruripe

O resultado da eleição em Coruripe também foi surpreendente. Administrado pelo prefeito Marx Beltrão, filho do deputado estadual João Beltrão (PMN) e sobrinho do ex-prefeito Joaquim Beltrão (PMDB), eleito deputado federal no domingo, o município garantiu uma vitória para Téo Vilela com um percentual de quase o dobro dos votos. O tucano obteve em Coruripe 15.004 votos (59,08%) e o petebista ficou com 8.614 votos (33,92%).

São Miguel dos Campos

Em São Miguel dos Campos, o senador Teotonio Vilela foi o mais votado obtendo o dobro de votos do candidato João Lyra. Téo obteve 13.937 votos (58,01%) e Lyra ficou com 6.460 votos (27,72%). A disputa em São Miguel teve um lance curioso. Antes das convenções que definiram quem seria o vice de Téo, no caso o médico José Wanderley (PMDB), o ex-prefeito Nivaldo Jatobá tentou emplacar seu nome, como não conseguiu assumiu uma postura de neutralidade.

Mas na reta final da campanha, Jatobá, que é do PMDB, decidiu abrir as portas para João Lyra, a quem declarou apoio junto com seu grupo político que inclui a prefeita Rosiane Santos, vereadores e secretários municipais. Mas o resultado não foi o que ele esperava. Téo foi consagrado pelos eleitores e dobrou o número de votos em relação ao segundo colocado na disputa.

Delmiro Gouveia

Já em Delmiro Gouveia, Teotonio Vilela obteve 10.128 votos (49,46%) e João Lyra ficou com 6.804 votos (33,23%). O lance curioso do município foi à adesão em plena campanha do prefeito Marcelo Lima e do padre Eraldo Cordeiro, candidato a deputado estadual pelo PSB a candidatura do deputado federal João Lyra. Padre Eraldo, que não se elegeu deputado, admitiu que trocou de lado por precisar de apoio financeiro a sua campanha, o que o grupo de Téo não tinha para lhe oferecer.

Santana do Ipanema

A vitória de Teotonio Vilela em Santana do Ipanema, cidade administrada pela prefeita Renilde Bulhões (PTB) e mãe do deputado estadual reeleito Isnaldo Bulhões Júnior (PMN), que apoiavam João Lyra, foi com uma margem de votos superior a expectativa do candidato tucano.

Téo obteve em Santana um total de 14.490 votos (72,36%) enquanto João Lyra veio bem atrás somente com 3.889 votos (19,42%), uma diferença de quase dez mil votos entre o primeiro e o segundo colocado. Em Santana, o deputado do PTB tinha ainda o apoio do deputado estadual Marcos Ferreira (PMN), também reeleito no domingo para mais um mandato na Assembléia Legislativa.

Atalaia

O município de Atalaia foi o único entre os maiores colégios eleitorais de Alagoas que o candidato João Lyra conseguiu derrotar Téo Vilela. O deputado do PTB obteve 10.078 votos (54,67%) e Téo ficou com 6.737 votos (36,54%). Em Atalaia, João Lyra é dono da usina Uruba e tinha o apoio do prefeito Chico Vigário (PTB), do vice-prefeito, da maioria dos vereadores e secretários municipais.

Outros quatro municípios

Além de Atalaia, o candidato do PTB ao governo de Alagoas, deputado João Lyra ganhou a eleição em mais quatro cidades: Barra de São Miguel, Flexeiras, Ibateguara e Murici. Das cinco cidades, Lyra tinha o apoio dos prefeitos das quatro primeiras.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos